29.8 C
Campo Grande
domingo, 22 de setembro, 2024
spot_img

Aulas presenciais da Reme continuam suspensas até o dia 7 de setembro

As aulas presencias da Rede Municipal de Ensino (Reme) permanecerão suspensas até o dia 7 de setembro de 2020. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (29), do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), por meio do Decreto nº 14.398, de 28 de julho de 2020.

A medida foi adotada devido à pandemia ocasionada pela Covid-19 e a chegada do inverno, época em que há maior prevalência e vulnerabilidade às doenças respiratórias e o risco de contaminação aumenta.

As escolas continuarão responsáveis em elaborar e disponibilizar para os alunos os cadernos com os conteúdos curriculares do grupo 4 ao 9º ano, além dos cadernos de experiências, direcionados aos alunos do berçário ao grupo 3 e também aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os materiais contemplam as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Geografia Regional, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Inglesa, entre outras.

Os professores continuarão em home office, organizando aulas remotas, desenvolvendo cadernos de atividades e preparando os vídeos explicativos e de atividades complementares, como já vem sendo feito desde o início da suspensão das aulas presenciais.

Já os diretores, coordenadores e apoios pedagógicos, além dos administrativos e assistentes, estarão nas unidades escolares, trabalhando em sistema de rodízio, exceto os profissionais que integram o grupo de risco, que permanecerão trabalhando em casa.

TV Reme

Os 108 mil alunos da Reme também contam com a transmissão de aulas gravadas pela TV Reme Campo Grande, parceria com a TV Educativa do Estado. Através do canal 4.2 é possível acompanhar uma programação diária de aulas produzidas com base nos conteúdos curriculares do grupo 4 ao 9º ano, berçário ao grupo 3 e também aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos conteúdos específicos para as escolas do campo.

Formações

Não são apenas os alunos que estão recebendo atendimento remoto, os profissionais da Reme também seguem a rotina de capacitação. Tanto a Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) quanto a Superintendência de Gestão e Normas (Sugenor) estão realizando formações. A Suped escolheu o tema Educação Especial para dar continuidade ao programa Reflexões Pedagógicas: diálogos entre teoria e prática, que tem como objetivo, assegurar momentos de estudos e reflexões sobre o trabalho docente.

O programa passou por uma reformulação e nesta edição está acontecendo totalmente de forma virtual, por meio de um canal no Youtube criado com exclusividade para o Reflexões Pedagógicas e que pode ser acessado pelo link http://abre.ai/beZY

Rede Estadual de Ensino

No Estado, foi publicado ontem (28), o decreto prorrogando, também, até 7 de setembro a suspensão das aulas presenciais para os 210 mil estudantes.

Todas as escolas da Rede Estadual seguirão com o funcionamento em regime de escala e a manutenção de atividades essenciais, como a distribuição dos materiais impressos para os estudantes que não possuem conectividade e atendimento à comunidade escolar – com data e horários previamente agendados.

Para o acompanhamento das Aulas Remotas foram disponibilizados aplicativos e sites. A Secretaria de Estado de Educação (SED) ampliou ainda o uso da plataforma Protagonismo Digital, que funciona como um acervo de ferramentas para o ensino não presencial.

Para complementar esse trabalho, foi estabelecida uma parceria com a Google, que possibilitou o acesso aos aplicativos da GSuite for Education, com e-mails criados para todos os estudantes e professores, viabilizando o acesso aos canais de suporte às aulas remotas.

As aulas ainda são transmitidas pela TV Aberta, por meio do sinal digital, nos canais da multiprogramação da TV MS Record e também da TV Educativa. A secretaria de educação também disponibilizou o sinal da transmissão em tempo real, pela internet, diretamente pelo site da Secretaria.

Fale com a Redação