23.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 18 de setembro, 2024
spot_img

Aulas são suspensas em Ladário e Corumbá por conta da fumaça, tempo seco e baixa umidade

As cidades de Ladário e Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, suspenderam nessa sexta-feira (13) todas as aulas das escolas públicas. O objetivo é preservar a saúde dos estudantes e dos funcionários das unidades escolares.

A medida se fez necessária diante da baixa umidade relativa do ar, do tempo seco e por conta dá excesso de fumaça que está sobre as cidades, prejudicando a respiração. A previsão do tempo hoje em Corumbá aponta para a máxima de 42ºC.

A Capital do Pantanal tem o ar está cerca de 25 vezes mais poluído que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados são monitorados pela empresa suíça IQAir. A situação deve piorar neste sábado (14).

Os dados mostram que a concentração dessas partículas no ar está em 128,8µg/m³. O recomendado pela OMS é que a concentração fique entre 5 e 15µg/m³. Cercados pelos incêndios, os moradores enfrentam uma série de problemas de saúde por causa da fumaça.

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB), afirmou que o município está com baixa visibilidade durante a madrugada para os ônibus escolares andarem. Além disso, muitos professores estão com atestado de saúde devido à falta de voz e viroses.

Estão incluídos na medida todas as unidades da Rede Municipal de Ensino (REME) e também da Rede Estadual de Ensino (REE) das duas cidades. Na segunda-feira (16), as atividades devem ser retomadas.

As temperaturas acima da média e a umidade do ar abaixo do ideal em Mato Grosso do Sul tem colocado a população frente a um cenário de extremos. O Cemtec explica que isso ocorre devido a uma combinação de fenômenos que favorecem o tempo quente e seco.

Fale com a Redação