19/06/2015 15h00
Autor da lei de videomonitoramento, Mario Cesar destaca trabalho de parceiros em inauguração
Após exatos 4 anos e 2 dias desde o início das discussões no Conselho Comunitário de Segurança da Região Central, foram inauguradas oficialmente nesta sexta-feira (19) as atividades de videomonitoramento no município de Campo Grande. O evento ocorreu no auditório do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande).
São 22 câmeras instaladas no centro da cidade, localizadas no quadrilátero central compreendido entre as avenidas Mato Grosso, Afonso Pena, Calógeras e rua Rui Barbosa. As câmeras com 450 metros de alcance geram imagens em 360º e possuem dispositivo para gravar tanto de dia quanto de noite.
Segundo o vereador Mario Cesar, autor da lei aprovada em 2011 que possibilitou o videomonitoramento, as câmeras vão oferecer uma qualidade de vida melhor para a população. “As câmeras vão trazer melhorias para a segurança e para o trânsito, no sentido das ações e de prevenção das polícias, servindo também como um instrumento integrador entre as forças. Volto novamente a agradecer o Conselho de Segurança do Centro e a todos os parceiros. Fui apenas o meio para que a ideia fosse realizada”, destacou.
O presidente do Conselho de Segurança do Centro, Adelaido Luiz Espinoza, também parabenizou os idealizadores. “Agradecemos a cada companheiro do Conselho de Segurança do Centro, da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, do Rotary Club, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e em especial ao presidente da Câmara Municipal, o vereador Mario Cesar, que possibilitou a mudança na legislação ainda em 2011”, declarou.
O Delegado-Geral de Polícia Civil, Dr. Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, sublinhou a importância da iniciativa. “Vai nos ajudar muito na segurança pública. O monitoramento nos fazia muita falta nas investigações. Teremos muito mais eficácia agora”, afirmou. As imagens serão armazenadas por 30 dias e podem ser requeridas pelas autoridades do judiciário e da segurança pública de campo grande como fonte de investigação criminal.
O Centro de Controle Operacional está instalado em prédio na Rua Anhanduí – em frente ao Horto Florestal. Além da Guarda Municipal, que será responsável pela operacionalização do sistema, equipes da Agência Municipal de Trânsito (Agetran), Defesa Civil, Polícia Militar e Policia Rodoviária Federal (PRF) também vão monitorar as imagens capturadas pelas câmeras que são de alta definição.
O videomonitoramento teve investimento de R$ 860 mil, recursos proveniente do Ministério da Justiça, com contrapartida de R$ 150 mil do município. A expectativa, segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, é que o sistema reduza em 30% o número de roubos e furtos em Campo Grande, que registrou de janeiro até agora 10.365 casos.
Portal de Notícias da Câmara Municipal de CG