“Uma reunião muito proveitosa, que certamente vai garantir emendas individuais e de bancada para nossa cidade”. Assim o prefeito Marçal Filho classificou a audiência que manteve com a bancada federal de Mato Grosso do Sul em Brasília. O prefeito esteve com os deputados federais Beto Pereira (PSDB), Luiz Ovando (PP), Rodolfo Nogueira (PL), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB) e Vander Loubet (PT) e, também, com os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (Podemos). O deputado Marcos Pollon (PL) e a senadora Tereza Cristina (Progressista) não participaram da reunião com a bancada.
Na manhã desta quinta-feira (27), Marçal Filho falou durante o jornal da 94 FM sobre as agendas em Brasília. “Todos nós sabemos que os impostos que pagamos, quase toda arrecadação, vai para o governo federal”, pontuou. “Então, nós temos que ir lá (em Brasília), justamente para tentar ter de volta esses impostos em forma de serviços, de obras, que a população tanto precisa”, continuou. “Porque, infelizmente, a maioria do dinheiro acaba ficando com o governo federal, vem muito pouco para a prefeitura, que é quem tem que dar conta de tudo”, completou.
O prefeito narrou a jornada de quarta-feira (26) em Brasília. “Estive no Palácio do Planalto, na Casa Civil, falando das nossas necessidades, nas mais diversas áreas, daquilo que nós realmente precisamos”, explicou. “Quero aqui registrar que fui muito bem recebido pelos deputados federais e senadores do Mato Grosso do Sul”, enfatizou. “Nós tivemos uma reunião, onde apresentei aos nossos parlamentares federais as necessidades de Dourados”, completou.
Marçal Filho detalhou os pedidos feitos aos deputados e senadores. “Na área da saúde, nós precisamos de muitos recursos para melhorar o atendimento às pessoas e mostrei isso aos nossos parlamentares, pedindo emendas individuais e de bancada”, explicou. “Na área de infraestrutura, apontei a necessidade de recursos federais para recapeamento das ruas e pontuei que nossa cidade tem várias ruas asfaltadas que não têm mais condições de receber tapa-buraco, tem que fazer asfalto novo e a prefeitura não tem dinheiro para fazer asfalto novo”, prosseguiu. “O que a gente pode fazer, nós estamos fazendo, recuperando parte do asfalto, mas o que nós precisamos mesmo é recapeamento, é asfalto novo”, ressaltou o prefeito.
Esses investimentos em infraestrutura urbana dependem diretamente do governo federal e do Estado. “Tanto que vários recapeamentos que foram feitos em Dourados, foram ou com recursos federais ou pelo governo do Estado”, apontou. “Então apresentei a cada um dos parlamentares os projetos para vários bairros de Dourados, para diversos bairros, e nós esperamos a ajuda desses deputados federais, dos senadores para essas obras”, enfatizou Marçal Filho. “Nós vamos divulgar os nomes deles, quando eles colocarem as suas emendas, quando liberarem os recursos, nós vamos fazer questão de valorizar o trabalho de cada um deles, daqueles que valorizam Dourados, e aqueles que valorizam a nossa cidade, nós temos que valorizar também”, argumentou o prefeito.
Marçal Filho entende que a população vai saber reconhecer quem trabalha pela cidade. “O ano que vem tem eleição para deputado federal, para senador, e a população tem que saber quem ajuda mesmo”, argumentou. “Então, quero agradecer a receptividade dos deputados federais e senadores, também apresentei a eles a necessidade de termos nosso aeroporto de volta, para que nós tenhamos logo os nossos voos comerciais e estamos trabalhando muito nisso”.