24.8 C
Campo Grande
domingo, 27 de abril, 2025
spot_img

Batalhão de Choque é empenhado para retirar invasores do MST em Dourados

Na manhã deste domingo (27), cerca de 300 trabalhadores rurais do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) foram retirados do Acampamento Esperança, em uma ação de reintegração de posse na área rural do Distrito de Panambi, próximo à rodovia MS-379, em Dourados. A operação foi realizada pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar com o uso de balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.

Vídeo enviado que circula em redes sociais mostra o momento da ação policial. Veja:

Segundo relato de uma acampada de 53 anos, que preferiu não se identificar, os policiais não apresentaram qualquer mandado judicial no momento da desocupação. “Eles não mostraram nenhum papel. Vieram para tirar a gente e pronto”, contou. Ela ainda relatou que os barracos foram derrubados e que a entrada e saída do acampamento foram bloqueadas, inclusive com fechamento parcial da MS-379.

“É nosso direito reivindicar essa terra improdutiva. Essa terra é da União. São 30 anos sem produzir nada, e agora estão destruindo nossos barracos”, desabafou outra integrante do movimento.

Até o momento, não há registro oficial de feridos por balas de borracha. O grupo reivindica a destinação da área — considerada improdutiva — para produção de alimentos.

Segundo apuração, o terreno fica ao lado da unidade da JBS Aves, e uma fonte da Polícia Militar informou que as terras pertencem à empresa e os manifestantes teriam ampliado a invasão neste fim de semana. A JBS registrou boletim de ocorrência no final da tarde de ontem (26), informando que cerca de 30 invasores chegaram em veículos e começaram a montar barracos.

Após a ação policial, maquinários agrícolas foram utilizados para retirarem os barracos montados.

Também há informações que a deputada estadual Gleice Jane (PT) e Paulinho do Incra estão no local conversando com os invasores

O Incra ainda não se manifestou sobre o caso até a publicação desta reportagem.

MS-164

O MST, também, realiza neste domingo, a interdição da rodovia MS-164, na altura do quilômetro 70, região do distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã.

Batalhão de Choque é empenhado para retirar invasores do MST em Dourados
Fale com a Redação