24.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 16 de setembro, 2024
spot_img

Beba água: calor intenso deve aumentar na primeira semana de setembro, prevê a meteorologia

A primeira semana de setembro começa na segunda-feira (02) e será de calor intenso em Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para a passagem de uma nova onda de calor, inclusive, em algumas cidades são esperadas temperaturas até 5ºC acima do normal para a época do ano. Atualmente, todo o estado está sob alerta de baixa umidade relativa do ar.

A nova onda de calor deve ser a mais forte do ano, em termo de duração e de temperaturas. A previsão é de que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês, quando também é esperada a volta da chuva. A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro e se estende até 21 de dezembro. 

Conforme a gente se aproxima do equinócio da primavera, o período de insolação é maior, a radiação solar é mais intensa, e como o tempo continua seco, com condições hídricas de inverno, isso favorece o maior aquecimento do solo e do ar. Isto tudo, somado aos dias cada vez mais longos, faz com o que o ar quente ganhe cada vez mais força.

Ainda não é possível afirmar, mas a meteorologia prevê, hoje, que a temperatura máxima em Campo Grande alcance o patamar dos 40ºC até o fim da próxima semana. Já em Dourados, a expectativa atual é de que a máxima seja de 39ºC.

Beba água: calor intenso deve aumentar na primeira semana de setembro, prevê a meteorologia
Fale com a Redação