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terça-feira, 3 de dezembro, 2024
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Black Friday 2024 cresce 16,1% em meio a pagamento de 13º salário

Varejo presencial teve alta de 17,1%, enquanto o e-commerce aumentou 8,9%. Faturamento superou pela primeira vez o nível pré-pandemia

As vendas no Varejo na Black Friday 2024 cresceram 16,1% em comparação com igual período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O destaque foi o comércio físico, com alta de 17,1%, enquanto o e-commerce subiu 8,9%. A análise considerou as vendas realizadas no dia 29 de novembro deste ano ante 24 de novembro do ano passado.

O segmento que mais se destacou foi Supermercados e Hipermercados, com alta de 26,2%. Na sequência aparecem: Drogarias e Farmácias (+21,7%), Vestuário (+18,2%) e Alimentação (+17,0%). O faturamento de Móveis, Eletro e Depto, um dos segmentos mais impactados pela Black Friday, subiu 7,9%.

“Este ano a Black Friday superou pela primeira vez o nível do período pré-pandemia e teve faturamento 15,2% maior que em 2019. Uma das razões para essa alta foi o pagamento da parcela do 13º e de benefícios como vales exatamente no dia da Black Friday”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. “A última vez em que isso havia ocorrido foi justamente em 2019”.

Regiões

A região Sul registrou a maior alta da Black Friday em relação a 2023, com salto de 19,5%. Na sequência estão: Norte (+18,6%), Sudeste (+18,2%), Centro-Oeste (+15,0%) e Nordeste (+13,2%).

A unidade federativa com o maior crescimento foi São Paulo, com alta de 20,8%. Também se destacaram o Rio Grande do Sul (+20,6%), Paraná (+19,2%), Santa Catarina (+18,5%), Rio de Janeiro (+16,7%) e Pará (+16,4%).

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