Equipe do Corpo de Bombeiros de Maracaju reinicia na manhã desta quarta-feira (18), as buscas por um trabalhador identificado como Luiz Chagas de Lima, que desapareceu após explosão do tanque de álcool da Usina Passatempo, do Grupo Biosev SA, no início da manhã de ontem (17) em Rio Brilhante, por volta das 5h30.
Quatro militares devem realizar o trabalho de busca no interior do tanque onde ocorreu a explosão. Luiz Chagas, irmão do vereador de Rio Brilhante, Adailton Mendes de Lima (PV), era um dos responsáveis por cuidar do abastecimento dos reservatórios. Um capacete usado por colaboradores foi encontrado nas proximidades do reservatório.
O tanque que explodiu tem capacidade para 5 milhões de litros de álcool, no entanto, ainda não se sabe se o reservatório estava completamente cheio na hora da explosão. Na usina, há quatro depósitos de combustível (etanol), que juntos somariam 20 milhões de litros de etanol.
Logo após o acidente, a Biosev emitiu nota, esclarecendo que tão logo identificou o incidente, acionou o protocolo de emergência para garantir a segurança de todos os colaboradores. “O local foi evacuado, a Brigada de Incêndio e Corpo de Bombeiros foram acionados e estão no local para controlar as chamas e resfriar a área”, afirmou.
Não se sabe ainda qual a causa do incêndio. “A companhia reitera que investe constantemente na segurança de seus processos e atua na prevenção e mitigação de riscos. Dessa forma, esclarece que irá colaborar com as autoridades competentes na apuração e identificação das causas do incêndio e prestará todos os esclarecimentos necessários”, finaliza a empresa.
Segundo o tenente-coronel Fernando Carminatti, cerca de 10 bombeiros e 30 brigadistas da empresa, além de três viaturas e caminhões pipas auxiliam no resfriamento do reservatório, que foi encerrado por volta das 18h30.