23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 28 de outubro, 2024
spot_img

Busca pelo corpo perfeito faz com que academias lotem próximo ao verão

10/10/2014 14h00

Busca pelo corpo perfeito faz com que academias lotem próximo ao verão

Dourados News

verão se aproxima e nos meses que antecipam essa estação é visível o aumento do número de pessoas nas academias em busca de um corpo mais bonito e saudável, já que a época é de roupas curtas e de aproveitar a praia e sol.

Em uma academia de Dourados, por exemplo, do mês de agosto para cá, 500 alunos se inscreveram para atividades como musculação, dança e ginástica localizada.

Para a personal trainer Ieda Barbosa, a preocupação com a estética nesse período é comum, mas é necessário ter cuidado para não cometer excessos e se prejudicar.

“Buscar resultados em um curto espaço de tempo não é o indicado. Isso é normal nesse período, muitos querem perder os quilos que adquiriram em anos em alguns meses e isso os faz buscar dietas milagrosas e treinar sem respeitar os limites do corpo, o que pode trazer problemas”, relata.

A busca para perder peso e ganhar massa muscular deve ser acompanhada por profissionais. Ieda destaca que um bom resultado é obtido através de esforço e comprometimento a longo prazo. “As pessoas devem entender que um corpo bonito e saudável se alcança com alimentação balanceada e treino regular. Não é interessante apelar para táticas milagrosas, pois há riscos para a saúde. O ideal é buscar uma atividade física acompanhada por um profissional, já que através de uma avaliação física, ele vai saber designar o tipo de exercício ideal para cada perfil”, enfatiza.

Carolina Mazzucato decidiu realizar as mudanças no estilo de vida e tem obtido resultados positivos. Ela conta que em dez meses emagreceu 18 quilos, motivada a se sentir mais saudável e bonita. “Eu não tinha uma boa autoestima, nada me servia e já tinha a circunferência abdominal de um diabético aos 27 anos. Tudo isso me fez recorrer a mudanças de hábitos, modifiquei minha alimentação e treino todos os dias, estou focada a ficar com um porte atlético e para isso preciso eliminar cerca de mais 12 quilos e acredito e luto para isso”, conta.

A advogada Maria Helena Gonçalves retomou a rotina de treinos na academia recentemente em busca de se sentir bem. “Havia parado de malhar, mas agora retornei animada para ficar em forma, o verão já está aí também quero estar bem até lá”, comenta.

A nutricionista Lilian Oliveira ressalta que recorrer a uma alimentação saudável é essencial na busca da boa forma. “Um complementa o outro, a atividade física e a boa alimentação devem estar juntas na busca pelo bem estar”, enfatiza.

Segundo a nutricionista as “dietas milagrosas” representam perigo para a saúde. “São prejudiciais à saúde, pois muitas vezes essa perda de peso é de massa magra e água, e não de gordura como muitos pensam. A perda de nutrientes também é comum com o uso dessa dieta, já que há restrição de vários tipos de alimentos, ocasionando anemias e outros distúrbios nutricionais que comprometem o organismo”, relata.

O plano de alimentação assim como a rotina de exercícios devem ser traçados por profissionais para garantir os resultados esperados. Quanto as “dietas milagrosas” a nutricionista alerta que além de não serem eficientes podem deixar o metabolismo lento. “É muito comum ocorrer, em pessoas que fazem uso desse tipo de dieta, o “efeito sanfona”, ou seja, perder e ganhar peso repetidas vezes, fazendo com o metabolismo se torne mais lento, facilitando o ganho de peso. O ideal é um buscar uns planos nutricionais de acordo com as necessidades e objetivos pretendidos”, finaliza.

A busca para perder peso e ganhar massa muscular deve ser acompanhada por profissionais (Foto: Rodrigo Bossolani)

(Foto: Rodrigo Bossolani)

Fale com a Redação