23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 3 de abril, 2025
spot_img

Câmara e prefeitura da Capital se unem para recuperar áreas afetadas pela chuva

Nesta quarta-feira (19), o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Neto, o Papy, acompanhou a vistoria realizada pela Prefeitura nos locais afetados pela forte chuva que atingiu a Capital na tarde de ontem (18). A ação é parte de uma força-tarefa que visa acolher as demandas da população e viabilizar a recuperação das áreas danificadas pela tempestade. O vereador Leinha, vice-presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, também esteve presente nos levantamentos.

A vistoria foi realizada com a presença da prefeita Adriane Lopes e do secretário da SISEP (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Marcelo Miglioli. Juntos, percorreram a avenida Filinto Muller, onde o Lago do Amor transbordou, destruindo uma passarela, e a avenida Guaicurus, que sofreu alagamentos e danificou moradias de famílias em situação de vulnerabilidade.

O presidente da Câmara, vereador Papy, destacou a importância da união entre os poderes. “Hoje é um dia que o Legislativo Municipal vem prestar apoio e acompanhar a Prefeitura na vistoria desses estragos provocados pelo temporal. Não é uma agenda política, é uma agenda da cidade. E neste momento não há divisão. O Parlamento vai receber demandas dos locais afetados pela chuva. Estamos aqui unindo forças para contribuir na busca por soluções”, afirmou.

A prefeita Adriane Lopes ressaltou que, embora o momento exija agilidade, a avaliação técnica será fundamental para determinar as melhores ações. “A cidade vai se impermeabilizando e a água aumenta sua vazão. Já estamos com equipes fazendo levantamentos para iniciar uma recuperação rápida. Toda avaliação técnica ficará a critério dos engenheiros da SISEP para termos um parecer nos próximos dias”, explicou.

O vereador Leinha também enfatizou o acompanhamento da situação de famílias afetadas. “Neste momento estamos vendo a situação dos moradores. Vamos percorrer os bairros e estender a mão à população de Campo Grande”, disse.

O secretário Marcelo Miglioli detalhou as ações imediatas para os locais mais afetados. “No Lago do Amor, vamos mobilizar equipe imediatamente para recompor o aterro e a calçada. Na sequência, vamos sentar com a UFMS e com o Ministério Público Estadual para encontrar uma solução e impedir que isso aconteça novamente. Na Guaicurus, também identificamos que a tubulação não suporta mais o volume de água. Vamos trabalhar para corrigir isso”, concluiu.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Campo Grande registrou 71,4 milímetros de chuva na tarde de ontem, o que causou os alagamentos e danos nas áreas já mencionadas. O trabalho conjunto entre Prefeitura e Câmara Municipal busca garantir a recuperação rápida das estruturas e o apoio às famílias afetadas.

Fale com a Redação