A Câmara Municipal de Campo Grande promove, na quarta-feira, dia 23, Sessão Solene em Comemoração do Dia Municipal da Consciência dos Povos Originários. A solenidade foi proposta pela vereadora Luiza Ribeiro, presidente da Comissão Permanente das Causas Indígenas.
A Sessão Solene está prevista nos Decretos Legislativos 2612/21 e 949/06, instituindo o Prêmio Domingos Veríssimo Marcos, concedido a todas as pessoas físicas ou jurídicas que têm como o principal trabalho a luta pela defesa dos povos originários.
Homenageado – Domingos Veríssimo Marcos, que empresta o nome à homenagem, nasceu na Aldeia do Bananal, em Aquidauana, em 4 de agosto de 1926 e faleceu em 26 de agosto de 2005. O homenageado teve graduação em três cursos, Filosofia, Letras e Física, dominava os idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, japonês, português, espanhol, terena, guató e Kadiweu.
Formou a 1ª turma do curso de Magistério Bilíngue, formando professores indígenas, foi o primeiro coordenador da União das Nações Indígenas (UNI), lutou pelas cotas para os indígenas nas universidades, entre outras ações.
Acompanhe – A Sessão Solene acontece nesta quarta-feira, dia 23, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal, e será transmitida ao vivo na TV Câmara, no canal 7.3, e no Youtube da Casa de Leis.