O 3º Festival de Arte, Diversidade e Cidadania, o Campão Cultural, acontece a partir de quinta-feira (27), se estendendo até 6 de abril, trazendo uma programação intensa com diversas atrações artísticas espalhadas por Campo Grande.
Uma das atividades confirmadas no evento será a contação de histórias em escolas da capital sul-mato-grossense. Conforme programação, na segunda-feira (31), às 8h, com a apresentação de Edu Brincante na Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gatass Filho. O espetáculo infantil “No baú tem histórias” levará ao palco um cantador de histórias, que convida o público a interagir com memórias, brincadeiras, cantigas da cultura popular, bonecos e adereços lúdicos. O objetivo é proporcionar momentos de encantamento e imaginação para crianças de todas as idades.
A gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Melly Sena, destacou que a atividade faz parte da programação de literatura do Campão Cultural. “O Campão tem essa diversidade de áreas, e escolhemos as escolas e o público do Ensino Fundamental I, pois muitas vezes essas crianças, especialmente das periferias, não conseguem acessar as atividades realizadas no centro da cidade. Além disso, a ação incentiva a leitura e contribui para a formação de novos leitores”, explicou.
Os contadores de histórias foram selecionados por meio de edital e representam diversas regiões do estado, incluindo Corumbá, Três Lagoas e Campo Grande. Entre os destaques, estão contadores que participam do evento pela primeira vez, como Educarte. Além disso, o festival contará com apresentações poéticas voltadas para jovens, realizadas por Tatiane di Conto e Nicolas Verly, que levarão suas performances a escolas de Ensino Médio.
A programação completa das atividades de contação de histórias pode ser acessada clicando aqui.