26.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de novembro, 2024
spot_img

Campo Grande e outras 25 cidades estão sob alerta para tempestade

O feriado em Mato Grosso do Sul começa com alerta de tempestade para Campo Grande e outras 25 cidades, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Classificado na cor laranja, com grau de Perigo, o comunicado tem início às 9h50 e segue até às 22h desta sexta-feira (11). São esperadas chuvas entre 30 a 60 mm/h ou de até 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h e até mesmo com probabilidade de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Campo Grande e outras 25 cidades estão sob alerta para tempestade

Além de Campo Grande, o aviso engloba os municípios de Água Clara, Anaurilândia, Angélica, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã,
Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Taquarussu, Terenos e Três Lagoas.

Campo Grande

Na Capital, o alerta já se confirma com a presença de chuvas fortes em diversas regiões. O dia amanheceu com céu nublado e nuvens escuras. A temperatura mínima será de 20ºC, com máxima de 27ºC.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil informa que haverá chuvas significativas com acúmulo de 30 a 40 mm nas próximas 24 horas. “Há probabilidade de tempestade com ventos intensos e queda de granizo”, ressaltou.

Nestes casos de tempestades, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedesc) dispara SMS para os números cadastrados no 40199 avisando a população para o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações, basta cadastrar o telefone.

Orientações

O Inmet sugere que, em caso de rajadas de vento, não se deve abrigar debaixo de árvores por haver risco de queda e descargas elétricas. Também não é bom estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se for possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de emergência, recomenda-se entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fale com a Redação