26.8 C
Campo Grande
sábado, 1 de fevereiro, 2025
spot_img

Campo Grande lidera saneamento no Centro-Oeste, aponta ranking nacional

Campo Grande se destaca como a cidade com o melhor saneamento básico da região Centro-Oeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado em 2024. O levantamento, que analisou mais de 400 municípios, avalia indicadores como abastecimento de água, cobertura de esgoto, perdas na distribuição e eficiência no tratamento dos resíduos.

O desempenho da capital sul-mato-grossense é fruto de mais de duas décadas de atuação da concessionária Águas Guariroba, que impulsionou avanços significativos na infraestrutura sanitária da cidade. “Nossa missão é ir além de conectar a próxima casa, levamos dignidade, saúde e qualidade de vida aos campo-grandenses. Em 2024, atingimos 93% de cobertura da rede de esgoto e temos cobertura de 99% da rede de água desde 2011. Isso tudo é reflexo do comprometimento da companhia”, afirmou Gabriel Buim, diretor-presidente da concessionária.

O novo Marco Legal do Saneamento estabelece que os municípios brasileiros devem alcançar 99% de cobertura de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033. No entanto, Campo Grande atingiu essa meta nove anos antes do prazo, consolidando-se como uma cidade universalizada em saneamento básico.

Outro destaque apontado pelo levantamento foi a eficiência na redução de perdas de água. Enquanto a média nacional ultrapassa 30%, Campo Grande mantém o índice em 19%. “Resultado de muito trabalho e emprego de tecnologias no monitoramento constante do sistema de abastecimento, onde acompanhamos desde a captação até que a melhor água do país chegue na torneira de cada campo-grandense”, explicou Francis Faustino, diretora-executiva da Águas Guariroba.

No ranking geral de competitividade, que avalia outros critérios como acesso à saúde, educação e segurança, Campo Grande ocupa a 86ª posição, subindo seis colocações em relação ao estudo do ano anterior.

Realizado desde 2020, o Ranking de Competitividade dos Municípios conta com o apoio de grandes empresas e instituições, incluindo o grupo Aegea, holding controladora da Águas Guariroba.

Fale com a Redação