24.8 C
Campo Grande
domingo, 17 de novembro, 2024
spot_img

Campo Grande promove dois dias de conferência sobre políticas para o idoso

07/07/2015 07h30

Campo Grande promove dois dias de conferência sobre políticas para o idoso

O prefeito Gilmar Olarte, acompanhado da primeira-dama Andreia Olarte e da secretária municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS), Janete Beline, participou da solenidade de abertura da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na tarde desta segunda-feira (06), no auditório do Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza.

A III Conferência Municipal do Idoso tem como tema “Protagonismo e Empoderamento Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades”. É o mesmo debatido por todos os municípios do país, por orientação do conselho Nacional dos direitos da Pessoa Idosa,

De acordo com a titular da SAS, Janete Belini, A Conferência reúne representantes das instituições de assistência ao idoso, autoridades, parlamentares e interessados para avaliar e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas voltadas para as pessoas idosas. “Para nós é uma honra sediar este evento e tenho certeza que daqui sairão diretrizes que irão melhorar a qualidade de vida dos idosos”. Disse Janete, que durante a conferência serão eleitos os delegados municipais que participarão da etapa estadual da Conferência.

De acordo com o prefeito Gilmar Olarte, os interesses dos idosos são vistos com muito carinho pela administração municipal. “Para nós, a conferência é muito importante daqui sairão novas diretrizes que nós vamos programar para melhorar a qualidade de vida dos idosos de nossa Capital. Aos idosos nosso respeito porque com eles temos muito que aprender”, frisou.

Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Neide de Araújo trabalha há mais de cinco anos no conselho e a três anos na presidência. “Este é um bom momento de conferir quais são os anseios das pessoas da melhor idade. Vamos fazer valer todos os direitos dos idosos a partir desta conferência.

São objetivos desta conferência:

Debater temas relevantes para o campo do envelhecimento, assim como os avanços e desafios da política nacional do idoso, na perspectiva de sua efetivação; sensibilizar a sociedade brasileira para o contexto de envelhecimento da população; mobilizar a população do município, especialmente a idosa, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade; fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais, nas três esferas de governo; avaliar a implementação e a efetivação da política nacional do idoso nas esferas de governo federal, estaduais, do distrito federal e municipais.

A conferência terá finalidade de eleger seis delegados titulares e seus respectivos suplentes para a IV conferência estadual de defesa dos direitos da pessoa idosa de Campo Grande/MS.

De acordo com a promotora da Promotoria do Idoso, Cristiane Barreto Nogueira o objetivo da conferência e fazer com que os idosos façam valer seus direitos. “Vamos debater e incentivar as pessoas da terceira idade para que elas vão à luta e busquem seus direitos. Para quem está envelhecendo que não fique sentado. Todos têm potencial e nós estamos aqui para orientar e dar todo incentivo e motivar as pessoas para uma vida melhor”.

Cleonice Ribeiro falou em nome dos idosos na abertura do evento. “Eu participo das atividades do CCI do Parque Jacques da Luz e nós da terceira idade vivemos uma nova fase em nossas vidas. “Com este evento nós idosos vamos ter nossos direitos na totalidade. Agradeço aos organizadores por realizar esta importante conferência”.

O evento tem apoio da Prefeitura de Campo Grande, Secretaria Municipal de Políticas e Assistência Social (SAS), Conselho Municipal do Idoso (CMI), e apoio do Centro Especializado para Idosos (CEI).

Fonte/Portal de Notícias da PMCG

Foto:Casimiro Silva

Fale com a Redação