24.8 C
Campo Grande
sábado, 22 de fevereiro, 2025
spot_img

Capacitação humanizada para profissionais que atendem mulheres vítimas de violência em MS

Em um momento de crescente preocupação com a violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Jamilson Name (PSDB) tomou a iniciativa de propor, por meio de indicação, uma medida que visa melhorar o atendimento às vítimas de violência doméstica.

Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro de 2025, o parlamentar encaminhou um expediente ao governador do Estado, Eduardo Riedel, e ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, solicitando que se viabilize, em caráter prioritário, um programa de capacitação e treinamento humanizado para policiais e demais funcionários da Casa da Mulher Brasileira.

A proposta busca garantir um atendimento digno e acolhedor às mulheres em situação de violência.

O assunto ganhou destaque após o trágico assassinato de Vanessa Ricarte, caso que repercutiu nacionalmente e trouxe à tona a urgente necessidade de se melhorar o suporte oferecido às vítimas. Vanessa, que esteve na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) no mesmo dia em que foi assassinada, se tornou um símbolo da luta pela melhoria nos serviços de proteção à mulher.

Na justificativa da proposta, o deputado enfatiza que a violência doméstica contra a mulher é uma das mais graves formas de violação dos direitos humanos. Jamilson Name ressalta a importância de capacitar os profissionais que lidam diretamente com as vítimas, a fim de proporcionar um atendimento não apenas técnico, mas também sensível e empático. “A capacitação dos profissionais que atendem mulheres vítimas de violência doméstica é essencial para garantir um atendimento digno e resolutivo”, afirmou o parlamentar.

O deputado reforça que, embora o caso de Vanessa Ricarte ainda esteja sendo investigado, a falta de um acompanhamento adequado no momento de sua denúncia aponta para uma falha sistêmica que pode ter contribuído para sua morte. Ele aponta que o “deixar de fazer” pode, em alguns casos, ser determinante para a segurança e vida das mulheres.

Dessa forma, Jamilson Name pede urgência na implantação de cursos de capacitação para todos os servidores da área, com o objetivo de aprimorar a qualificação e a empatia no atendimento às vítimas de violência. “Além de se sentir acolhida, as mulheres e a sociedade terão mais confiança no processo de denúncia e proteção, evitando que mais tragédias como essa se repitam”, completou.

Com essa proposta, o deputado reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e a luta por um Mato Grosso do Sul mais seguro e justo para todos.

Fale com a Redação