27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 20 de setembro, 2024
spot_img

Capital começa semana com névoa seca, temperaturas altas e baixa umidade do ar

A semana começa com tempo seco, alta temperatura e presença de névoa seca em Campo Grande. A temperatura deve aproximar dos 40ºC e umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30%, devido a presença de onda de calor no Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica a permanência da baixa umidade relativa do ar e de calor nos próximos dias.

Campo Grande amanheceu com o céu encoberto por uma densa camada de fumaça das queimadas, onde teve mínima de 24°C durante a madrugada e deve ter a máxima de 38°C, no decorrer do dia.

No fim de semana, a capital registrou as temperaturas mais altas do ano em dois dias consecutivos. No sábado, os termômetros marcaram 38,2ºC, enquanto no domingo a temperatura chegou a 38,7ºC, com sensação térmica de 44ºC, o maior calor de 2023 até o momento.

O calor intenso vai persistir durante toda a semana, com máximas variando entre 37ºC e 38ºC até sexta-feira.

O alerta de perigo para “Onda de Calor” do Inmet segue vigente em Campo Grande e demais municípios do Estado até 23h59 do dia 10 de setembro. Ele indica que a temperatura deve ficar 5ºC acima da média no território, o que exige maiores cuidados com a saúde por parte da população.

A umidade do ar deve ficar entre 27% e 14%, o que agrava os riscos para a saúde da população e a possibilidade de incêndios. O dia ficará acinzentado devido a camada de fumaça presente no Estado. “A concentração de poluentes também aumenta com a atmosfera ‘parada’, prejudicando a qualidade do ar nos próximos dias”, alerta Instituto.

Cuidados necessários durante o onda de calor e tempo seco

Hidratação: Beba água constantemente para evitar desidratação.

Proteção Solar: Utilize protetor solar e roupas leves ao se expor ao sol.

Atividades Físicas: Evite exercícios físicos nas horas mais quentes do dia.

Ambientes Fechados: Mantenha ambientes internos umidificados com o uso de umidificadores ou toalhas molhadas.

Fale com a Redação