17.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 14 de novembro, 2024
spot_img

Caravana chega e inicia cirurgias em hospital de Três Lagoas

01/06/2015 15h30

Caravana chega e inicia cirurgias em hospital de Três Lagoas

O Hospital Nossa Auxiliadora de Três Lagoas iniciou no sábado (30) as primeiras cirurgias de média complexidade agendadas pela Caravana da Saúde no município. Com um total de 140 cirurgias agendadas no município, o hospital dividirá juntamente a Santa Casa de Bataguassu as cirurgias hospitalares da região. Entre as especialidades estão ortopedia, ginecologia e cirurgia geral.

Na manhã de domingo (31) os pacientes que passaram pelas primeiras cirurgias e aguardavam alta, falaram sobre a chegada da Caravana na cidade e as expectativas com a realização dos procedimentos.

A moradora de Três Lagoas, Francisca da Conceição Torres, 69 anos acompanhada da filha Angela da Conceição Torres, falou sobre as dificuldades enfrentadas com os sintomas de uma hérnia há cerca de um ano, conseguindo trata-la após o agendamento da cirurgia pela Caravana da Saúde.

“Percebi há cerca de um ano e era muita dor quando fazia esforço”, disse Francisca. “Ficamos aguardando exames até o diagnóstico por aproximadamente um ano. Quando nos confirmaram a cirurgia pela chegada da Caravana da Saúde, foi tudo muito rápido. Em menos de dois dias tudo foi realizado” disse Angela, que acompanhava a mãe após ter alta hospitalar.

Para Viviane Aparecida da Silva, 32 e moradora em Três Lagoas, a sua maior dificuldade para o seu tratamento foi a demora em conseguir em diagnóstico até ter a sua cirurgia de vesícula confirmada.

“Eu chegava a ter várias crises de dor durante o dia. Mesmo indo às UPAs e em clínica não conseguiam chegar a uma solução. Consegui o diagnóstico após um ano e em abril a secretaria de saúde me ligou confirmando a cirurgia pela caravana da Saúde. Eu já tinha ouvido falar do programa por que conhecia uma pessoa que já tinha me falado sobre a edição de Coxim e que havia passado pelas cirurgias. Desde então fiquei interessada sobre a Caravana. Para mim, sem dúvida é um alívio depois de tanta espera. Posso retomar a minha vida com mais tranquilidade”, comemorou Viviane.

Já Sebastião Bento da Silva, 45 anos, também destacou a rapidez com que conseguiu a realização da sua cirurgia de hérnia através da Caravana da Saúde. “No começo a dor era pequena, fazia exercícios e sentia um incomodo no abdômen. Como o passar do tempo foi piorando e tive que buscar atendimento médico. Em questão de meses iniciei o tratamento mas sem confirmação de cirurgia. Semanas atrás a clínica médica me ligou falando da Caravana da Saúde e foi um alívio. Com certeza é uma tranquilidade maior para o paciente que está aguardando há tempos procedimentos deste tipo”, destacou Sebastião.

A Caravana da Saúde chega a sua terceira edição após passar por Coxim e Ponta Porã. No dia 9 de junho as cirurgias hospitalares continuam e as consultas oftalmológicas serão iniciadas na estrutura que será montada no Parque Arena Mix, sendo o Dia D para os atendimentos no dia 14 de junho, onde serão realizadas consultas e exames em outras especialidades como cardiologia, ortopedia e exames como ressonância, mamografia e ultrassom.

Caravana da Saúde chegou a Três Lagoas após passar pelas regiões de Ponta Porã e Coxim - Foto: Divulgação

Fale com a Redação