A programação oficial do Carnaval 2025, em Campo Grande, foi lançada na tarde de ontem (04) pela Prefeitura Municipal. A festa popular mais aguardada do ano começa no dia 22 deste mês e segue até o dia 08 de março, com desfile de blocos de rua na Esplanada Ferroviária e das escolas de samba na Praça do Papa.
Ao todo, serão 12 dias de festividades e a expectativa é de que pelo menos 100 mil foliões prestigiem os desfiles. Dados da Prefeitura apontam que, em 2024, o público estimado do Carnaval foi de 80 mil pessoas. Campo Grande tem o maior carnaval de blocos independentes de rua de todo o Mato Grosso do Sul, com 10 blocos programados.
Já sobre o tradicional desfile das escolas de samba, a agenda prevê o desfile nos dias 3 e 4 de março, sempre a partir das 19h. Serão sete agremiações passando pela avenida: Deixa Falar, Igrejinha, Unidos da Vila Carvalho, Os Catedráticos do Samba, Unidos do Cruzeiro, Cinderela Tradição e Herdeiros do Samba. A apuração das notas será no dia 05.
No evento de lançamento, a Secretaria-Executiva de Cultura (Secult) informou o repasse de R$ 490 mil à Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (LIENCA), que garantirá a estrutura necessária para a realização da festa, como arquibancadas, trio elétrico, sistema de som, banheiros químicos e tendas.
“Reunimos aqui todos os segmentos envolvidos com o carnaval, blocos, cordões, representantes dos comerciantes e as forças de segurança do município e do estado para trocar ideias a fim de que façamos um carnaval repleto de alegria e sobretudo com muita segurança”, disse o Secretário-Executivo de Cultura, Valdir Gomes.
Presente no evento, o comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Emerson de Almeida Vicente, destacou que o trabalho em conjunto entre as forças de segurança é essencial para a realização de uma grande festa como o Carnaval. “Importante para garantir que a festa aconteça de forma tranquila, com ambiente seguro”, frisou.
Confira a programação completa do Carnaval 2025 em Campo Grande:
22 de fevereiro (sábado)
Bloco As Depravadas – Rua Barão do Rio Branco, esquina com Rua 14 de Julho, das 9h às 13h.
Bloco Farofa com Dendê – Esplanada Ferroviária, em frente ao monumento Maria Fumaça, das 14h às 23h.
23 de fevereiro (domingo)
Bloco Arrastão Secult – Esplanada Ferroviária, em frente ao monumento Maria Fumaça, a partir das 14h.
26 e 27 de fevereiro (quarta e quinta-feira)
Ensaios técnicos das escolas de samba – Praça do Papa, a partir das 19h.
28 de fevereiro (sexta-feira)
Bloco Reggae – Esplanada Ferroviária, das 16h às 00h.
Bloco Só Love – Rua General Melo, das 16h às 21h.
Bloco Nada Sobre Nós Sem Nós – Teatro de Arena do Horto Florestal, das 16h às 21h.
01 de março (sábado)
Bloco Reggae – Esplanada Ferroviária, das 15h às 00h.
Bloco Cordão Valú – Esplanada Ferroviária, das 15h às 00h.
Bloco Ipa Lelê – Avenida Mato Grosso, das 16h às 00h.
02 de março (domingo)
Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, das 14h às 00h.
03 de março (segunda-feira)
Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, das 14h às 00h.
Desfile das Escolas de Samba – Praça do Papa, das 19h às 00h.
04 de março (terça-feira)
Bloco Cordão Valú – Esplanada Ferroviária, das 15h às 00h.
Desfile das Escolas de Samba – Praça do Papa, das 19h às 00h.
05 de março (quarta-feira)
Apuração das notas das Escolas de Samba – Armazém Cultural / Esplanada Ferroviária, a partir das 19h.
07 de março (sexta-feira)
Premiação do Desfile das Escolas de Samba – Armazém Cultural / Esplanada Ferroviária, a partir das 19h.
08 de março (sábado)
Bloco Forrozeiros – Esplanada Ferroviária, das 18h às 22h.