A data é uma tradição nacional e uma das duas maiores paixões do brasileiro: o Carnaval, que apesar de quase tudo parar, para a maior festa popular do Brasil e até mundo, por incrível que pareça não se tem decretado oficialmente pelo governo do País, um feriado nacional. A festança com folga ou não chega por pelo menos cinco dias e fica por conta do ‘destino nacional’ e ‘decisão popular’. Em 2024, o dia oficial é 13 de fevereiro, a ‘terça-feira de Carnaval’.
Assim, a folia ‘oficial’ na rua ficará por conta de 09 a 13 de fevereiro, neste ano, iniciando na sexta-feira (9), onde já não está acontecendo a festa a outros dias. Nestes dias, para os servidores públicos municipais de Campo Grande, os cinco dias e meio, ou seis, já estão garantidos de folga.
Nesta sexta-feira, 26 de janeiro, a duas semanas do Carnaval, a Prefeitura publicou decreto com as datas que vai dar folga aos servidores. Com isto, serão dois dias e meio de ponto facultativo “emendados” ao segundo final de semana de fevereiro.
Ou seja, somado ao sábado e domingo, será ponto facultativo nos dias 12 (segunda-feira), 13 (terça-feira) e 14 (quarta-feira) de fevereiro de 2024, sendo que no dia 14 a folga é até às 13 horas, ou seja, quem tem expediente à tarde deve retornar ao trabalho.
Conforme o decreto, o ponto facultativo não vale para as unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população, como plantões de saúde e segurança.
Curiosidade : profano e religioso
A data do Carnaval, que começa no dia 09 e vai ‘oficialmente’ até o dia 13, neste ano, é baseada no calendário da Igreja Católica e muda conforme as datas da Páscoa, Sexta-feira Santa e Quarta-Feira de Cinzas.