“Enquanto esse velho trem atravessa o Pantanal, só meu coração está batendo desigual…”. Pelas letras de Paulo Simões, Jerry Espíndola… Pelas artes de Antônia Hanneman, Lucia Barbosa… Pela poesia de Manoel de Barros… Pelos trabalhos de artistas que compõem a cultura sul-mato-grossense, 85 alunos do projeto ‘Brincaturas & Teatrices’, da Casa de Ensaio, se apresentam no 10º Festival Brincaturas e Teatrices, sábado (30) e domingo (1/12), sempre a partir das 14 horas, na Casa de Ensaio (rua Visconde de Taunay, 203, bairro Amambaí), com entrada gratuita.
Criado pela artista-pesquisadora Lais Dória (também fundadora da Casa), o ´Brincaturas & Teatrices´ é um programa anual de oficinas artísticas oferecido para crianças e adolescentes (entre 7 e 17 anos) de toda a capital. Com encontros semanais, os participantes têm acesso a oficinas de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais e Literatura. Durante um ano, os participantes passam por todas as oficinas ampliando horizontes culturais, desenvolvendo habilidades específicas e descobrindo seus sonhos, muitas vezes adormecidos.
O Festival é uma celebração, repleta de atividades, performances, oficinas e apresentações. Dentro da programação está o Ato Artístico, momento especial em que os alunos apresentam aos familiares, amigos e ao público em geral, muito do que aprenderam durante o programa.
“O Festival é um momento no qual fazemos um resgate da Casa e, neste ano, em especial, um resgate de memórias, origens, costumes do nosso estado de Mato Grosso do Sul (tema do Ato Artístico deste ano!). Pra nós, dentro desse processo, foi muito bacana poder resgatar com os alunos nomes de grandes artistas que temos aqui em MS, que eles não tinham conhecimento; alguns não conheciam ´Trem do Pantanal´, por exemplo. Então, fomos apresentando para eles, traçando todo um caminho durante esse semestre para que eles conhecessem a cultura do estado onde residem, os artistas das artes visuais, da música, da poesia!”, conta Ennesli Granjeiro, coordenadora pedagógica da Casa de Ensaio.
Programação traz homenagem à Paulo Simões
O ´10º Festival Brincaturas e Teatrices´ começa no sábado (30), às 14 horas, com a abertura oficial. Das 14h20 às 15 horas acontece uma aula de yoga para alunos e, das 14h30 às 17 horas, uma performance de grafite com o tema ´Trem do Pantanal´. Das 15h30 às 16 horas, uma mostra artística. Das 16h às 18h30 será realizada uma roda de conversa com o tema ´Como está a cultura de MS?´. E, às 19 horas, acontece o Ato Artístico ´Só meu coração está batendo desigual´ com uma super homenagem à Paulo Simões, convidado especial da noite.
No domingo (01), as atividades começam às 14 horas com oficina de fotografia com Marcelo Pina. Das 14h às 18 horas será possível apreciar diversas instalações de artes visuais produzidas pelos alunos. A partir das 15 horas serão exibidos documentários criados pelos alunos sobre a Casa de Ensaio. Das 15h às 16 horas, Roberta Siqueira realiza uma oficina de Danças Circulares para adultos (pais e familiares, público em geral). Das 15h às 16h30, contação de histórias com Kelly Zerial. E, das 16h15 às 16h30, performance dos alunos.
A programação segue com diversas atividades: às 16h30 lançamento de livro, às 17h30 apresentações dos alunos e, às 19 horas, uma nova oportunidade para assistir o Ato Artístico ´Só meu coração está batendo desigual´.
“O Ato Artístico é o resultado do que foi construído, de tudo aquilo que foi plantado durante este ano e, que agora, será colhido no palco, nas apresentações, nos trabalhos desses alunos incríveis! Eles imaginaram, tiverem ideias, debateram, criaram, executaram juntos. O coletivo e o afeto estiveram presentes o tempo todo nesse processo de arte transformação pelo qual eles passaram e que está resultando no nosso Ato Artístico!”, finaliza Ennesli.