26.8 C
Campo Grande
domingo, 6 de abril, 2025
spot_img

CBF vai punir com cartão amarelo jogadores que subirem na bola no Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou aos clubes que passará a punir com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola durante partidas do Campeonato Brasileiro. A decisão foi oficializada em ofício enviado na sexta-feira (5) a clubes e federações estaduais.

A nova diretriz surge pouco mais de uma semana após o atacante holandês Memphis Depay, do Corinthians, realizar a manobra na final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras. Na ocasião, o gesto foi interpretado por parte do público como uma provocação.

“Há diferentes circunstâncias em que um jogador deve ser advertido com cartão amarelo por conduta antidesportiva, entre as quais mostrar falta de respeito pelo futebol”, diz trecho do ofício encaminhado pela CBF.

A medida gerou reações nas redes sociais. O diretor de negócios jurídicos do Corinthians, Vinicius Cascone, ironizou a decisão ao comentar a proximidade da regulamentação com o episódio protagonizado por Memphis. “Que coincidência…”, escreveu ele.

Apesar da repercussão recente, o gesto de subir na bola não é inédito no futebol brasileiro. Em 2023, o venezuelano Soteldo, então no Santos, realizou jogada semelhante durante a vitória sobre o Vasco, na Vila Belmiro. Na ocasião, foi advertido com cartão amarelo após a movimentação gerar confusão em campo.

A nova norma visa coibir atitudes consideradas desrespeitosas ou provocativas durante as partidas, mesmo que tecnicamente permitidas pelo regulamento tradicional.

Fale com a Redação