O projeto lançado pelo governo está disponível para sistemas Android e IOS no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública
O aplicativo do site Celular Seguro, lançado na última terça-feira (19) pelo governo, permite o bloqueio do aparelho, da linha telefônica e dos aplicativos bancários em poucos cliques, mas não substitui o registro de boletim de ocorrência em caso de roubo ou furto.
O “botão de emergência” foi criado para impedir o acesso de criminosos a finanças e dados pessoais das vítimas em celulares, além de diminuir o dano ao proprietário, reduzindo o risco de perdas financeiras ou invasão de privacidade.
Confira em sete pontos como proteger o seu celular:

1. Baixe o aplicativo ou acesse o site
O aplicativo está disponível para sistemas Android e IOS, no site Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

2. Faça o login
É preciso fazer o login por meio da conta Gov.br (quem não tiver terá de criá-la). O CPF cadastrado e a senha devem ser informados para acessar a página.

3. Aceite o termo de uso
O aplicativo pede que sejam utilizadas informações do cadastro no Gov.com, como identidade, nome e foto, endereço de email e confiabilidades da conta. O usuário deverá ler e aceitar os termos de uso para prosseguir com o cadastro do aparelho.
4. Faça o cadastro
Após concordar com os termos de uso, o usuário será direcionado à página inicial do aplicativo Celular Seguro. Lá, será possível cadastrar pessoas de confiança e registrar o número do celular. Nessa página também está o botão para registrar a ocorrência.

5. Cadastre uma pessoa de confiança
O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar na ocorrência e perda ou roubo, ao registrá-la em nome do usuário.

6. Cadastre o telefone
O usuário deverá cadastrar seu aparelho, informando o número, a marca e o modelo. Não existe uma quantidade-limite para dispositivos no aplicativo Celular Seguro, porém a linha do aparelho deve estar cadastrada no seu CPF. Caso contrário, o alerta não será emitido.

7. Registre a ocorrência
Em caso de roubo, perda ou furto do aparelho, você ou a pessoa de confiança indicada poderá registrar uma ocorrência. Depois de feita a descrição de quando, onde e como ocorreu o problema, será exibido um número de protocolo, que deve ser guardado.
O sistema emitirá alertas para que instituições participantes tomem as providências necessárias. O bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será preciso bloquear a linha com a operadora de telefonia.
Fonte: R7