O Batalhão de choque da Polícia Militar prendeu na tarde de ontem (29), cinco pessoas acusadas de integrar uma quadrilha especializada em adulteração de veículos furtados e estelionato, no centro de Campo Grande.
Segundo assessoria de comunicação do Choque, durante a Operação Hórus, equipes em patrulhamento pela região central, visualizaram um homem, de 33 anos, em atitudes suspeitas, oferecendo a uma pessoa um veículo Onix de cor branca em uma esquina da Rua 13 de Maio.
Após ser abordado, foi constatado que o veículo estava com placas falsas. O condutor relatou havia alugado o veículo Onix e furtado uma placa na região do Parque dos Poderes para que posteriormente fosse vendido a preço muito abaixo do mercado, modalidade mais conhecida como ‘bob’.
Mas, além de vender o carro, o autor relatou que colocava um rastreador no veículo e também ficava com uma cópia da chave para que juntamente com seus comparsas pudessem realizar o furto do veículo para que assim pudessem novamente revender.

Ainda de acordo com o abordado, o modus operandi já havia sido praticado por diversas vezes e cada componente da quadrilha teria uma função específica.
Enquanto realizava a entrevista, os policiais flagraram dois homens, de 23 e 47 anos, em um Ford Ka vermelho, que seriam comparsas do autor detido. Eles foram abordados e no interior do carro encontrado a placa original do Onix, além de ferramentas utilizadas para adulteração do veículo.
O suspeito de 23 anos relatou que sua função na organização criminosa era de auxiliar no furto das placas e recuperação do carro após venda. Já o outro, juntamente com o condutor do Onix, alugavam os carros.
O motorista do Onix ainda informou que havia feito o golpe a um terceiro com a venda de um Gol e depois o furto. O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos de Veículos (Defurv), onde consta no registro policial, a subtração do carro do interior da garagem da residência da vítima, localizada na Rua Rubiataba, no Bairro Aero Rancho. A vítima teria dado um veículo Polo e mais R$ 4 mil pelo Gol.
Durante as investigações sobre o caso, os policiais encontraram o Gol no Jardim Morumbi, na residência de um outro suspeito, de 29 anos. O carro foi deixado no local para depois ser vendido.
Durante nova entrevista, o condutor do Onix, disse à equipe que havia mais um automóvel que o bando havia vendido e estava prestes a furtado, pois se encontrava com a localização e cópia da chave. Em diligências, foi localizado um outro veículo Gol, parado na Rua Pedro Labatut, bairro Coronel Antonino.
Questionado acerca da origem do Ford Ka, o motorista relatou que foi emprestado por um homem de 34 anos (primo do condutor do Onix) para a realização do furto da placa e que o proprietário estava ciente dos crimes e auxiliava quando necessário.
Na residência de dois integrantes da quadrilha, que são cunhados, foram achadas mais placas de veículos furtados. Todos os veículos e presos foram encaminhados para a Defurv.