Uma chuva de meteoros deve iluminar os céus de Campo Grande na noite desta segunda-feira (12) para a terça (13). O fenômeno poderá até mesmo ser visto a olho nu, ou seja, sem a necessidade de equipamentos sofisticados.
Chamado de Perseítas, esse é um dos mais aguardados eventos astronômicos no mundo. Embora não seja tratado como algo raro, a chuva de meteoros não é vista com frequência nos céus de Campo Grande, o que torna a possibilidade especial.
Ainda conforme as informações, os pontos brilhantes já estão visíveis desde o final de julho, porém, o pico será exatamente entre os dias 12 e 13, das 3h às 5h (MS). No País, somente o Rio Grande do Sul não conseguirá ver a chuva.
O Clube de Astronomia Carl Sagan da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) explica que a visualização poderá sofrer interferência das condições climáticas, como formação de neblina ou tempo nublado.
Para conseguir aproveitar a chuva, é recomendado, assim como em outras aparições astronômicas, procurar um local escuro, com um horizonte claro onde não tenha obstáculos ou prédios.