A forte chuva que atingiu Dourados na manhã deste sábado (12) causou alagamentos em diversos pontos da cidade, incluindo o Terminal Rodoviário, a feira livre e várias ruas da região central e bairros.
Veja vídeo da água no terminal rodoviário:
O transbordamento do Córrego Água Boa, na Vila Cachoeirinha, agravou ainda mais a situação, com água invadindo residências e dificultando o tráfego de veículos.
De acordo com a Defesa Civil do município, o volume de chuva registrado chegou a 80 milímetros em poucas horas — o dobro do acumulado nos 11 primeiros dias de abril. Com isso, o total de precipitação no mês já ultrapassa a média histórica, que é de 108 mm, segundo dados do Guia Clima da Embrapa.
Nas redes sociais, a Defesa Civil informou que está em estado de alerta e intensificou o monitoramento nas áreas mais afetadas. Em nota, o órgão reforçou o pedido de colaboração da população, alertando para o descarte correto de resíduos sólidos, a fim de evitar o entupimento da rede de drenagem urbana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta para Dourados e outros 43 municípios de Mato Grosso do Sul. A previsão indica chuvas entre 20 e 50 mm em 24 horas, acompanhadas por ventos que podem variar de 40 a 60 km/h.
A orientação das autoridades é que a população evite áreas de risco e redobre a atenção durante a permanência do alerta meteorológico.