26.8 C
Campo Grande
domingo, 20 de abril, 2025
spot_img

Chuva perde força e tempo começa a melhorar em MS a partir deste domingo

Semana foi marcada por muita chuva no estado e acumulados em 7 dias superaram os 100 mm

Mato Grosso do Sul foi destaque nacional nesta semana entre as regiões com maiores volumes de chuva no país, segundo dados da Climatempo. Entre às 9h do dia 12 e as 16h do dia 18 de abril de 2025, diversos municípios registraram acumulados superiores a 100 milímetros. Cassilândia liderou o ranking com impressionantes 175,6 mm, seguida por Sete Quedas (166,8 mm), Dourados (113,6 mm) e Corumbá (104,6 mm).

Também foram registrados volumes expressivos de chuva em outras localidades: Rio Brilhante (97,4 mm), Nhumirim (94,8 mm), Bataguassu (80,2 mm) e Miranda (72,6 mm).

O feriadão prolongado da Páscoa e de Tiradentes começou sob forte instabilidade. Somente entre às 18h do dia 17 e às 18h do dia 18 de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou acumulados acima de 50 mm em várias cidades do estado. Os maiores volumes foram em Itaporã (89,2 mm), Santa Rita do Pardo (84,8 mm), Rio Brilhante (80,2 mm) e Dourados (70,6 mm). Três Lagoas, Laguna Carapã e Nova Alvorada do Sul também registraram chuvas significativas.

Além da chuva, a ventania também causou preocupação. Em Santa Rita do Pardo, uma rajada de vento atingiu 100 km/h entre 6h e 7h da manhã de sexta-feira (18), segundo o Inmet. Em Paranaíba, o vento chegou a 71 km/h no início da tarde.

No sábado (19), as áreas de instabilidade persistiram sobre o Estado devido à passagem de uma frente fria que estará se deslocando do Sul para o Sudeste do Brasil.

Apesar dos temporais, o tempo começa a dar sinais de melhora neste domingo (20). As nuvens carregadas se afastam e o risco de tempestades diminui significativamente. O sol volta a aparecer em várias regiões, embora ainda haja possibilidade de pancadas de chuva na região centro norte do estado. Ventos frescos de origem polar devem amenizar o calor ao longo do dia.

+ Campo Grande amanhece com neblina, mas previsão aponta para retorno do sol

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, com validade até às 10 horas de amanhã, com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Estão sob alerta as cidades Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, a previsão é de tempo firme em praticamente todo o estado. A manhã deve ser de temperaturas agradáveis, e apesar do calor à tarde, a chance de chuva será baixa.

Fale com a Redação