24.8 C
Campo Grande
domingo, 22 de dezembro, 2024
spot_img

Ciclone extratropical e frente fria provocam rajadas de vento e temporais em parte de MS neste final de semana

Após o vendaval registrado durante a manhã e parte da tarde dessa sexta-feira (18) em 64 cidades de Mato Grosso do Sul, o estado agora entrou em alerta máximo para a ocorrência de tempestade.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos até às 10 horas de sábado (19) podem ocorrer pancadas volumosas de chuva na faixa que compreende o leste, sul, sul-fronteira, centro e no parte do pantanal de Mato Grosso do Sul.

O alerta emitido tem a cor de classificação laranja, que representa Perigo, e indica previsão de chuva entre 30 a 60 mm/h ou de té 50 e 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Ao todo, são 56 cidades sob o alerta:

Amambai Itaquiraí
Anastácio Ivinhema
Anaurilândia Japorã
Angélica Jardim
Antônio João Jateí
Aquidauana Juti
Aral Moreira Ladário
Bataguassu Laguna Carapã
Batayporã Maracaju
Bela Vista Miranda
Bodoquena Mundo Novo
Bonito Naviraí
Brasilândia Nioaque
Caarapó Nova Alvorada do Sul
Campo Grande Nova Andradina
Caracol Novo Horizonte do Sul
Coronel Sapucaia Paranhos
Corumbá Ponta Porã
Deodápolis Porto Murtinho
Dois Irmãos do Buriti Ribas do Rio Pardo
Douradina Rio Brilhante
Dourados Santa Rita do Pardo
Eldorado Sete Quedas
Fátima do Sul Sidrolândia
Glória de Dourados Tacuru
Guia Lopes da Laguna Taquarussu
Iguatemi Terenos
Itaporã Vicentina

Além desse, há ainda um segundo aviso de tempestade, porém, de intensidade menor. De acordo com o Inmet, para esse são previstas chuva entre 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.

O alerta é válido das 18h até às 23h59 dessa sexta-feira, estando classificado na cor amarela que representa Perigo Potencial, e que abrange o total de 20 cidades:

Água Clara Paraíso das Águas
Aquidauana Ribas do Rio Pardo
Bandeirantes Rio Negro
Brasilândia Rio Verde de Mato Grosso
Camapuã Rochedo
Campo Grande Santa Rita do Pardo
Corguinho São Gabriel do Oeste
Corumbá Selvíria
Figueirão Terenos
Jaraguari Três Lagoas

A mudança no tempo é consequência da aproximação de um ciclone extratropical que se formou na Argentina e no Uruguai na semana. Além dos ventos fortes e da chuva, também é esperada uma queda na temperatura.

A frente fria que se organiza entre o Brasil e o Paraguai vai gerar um contraste térmico acentuado, teremos muito ar quente vindo do Norte do Brasil em direção ao Paraguai e ao Sul do Brasil. Esta combinação de fatores vai facilitar a formação de fortes e grandes linhas de instabilidade. 

Fale com a Redação