21.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 16 de setembro, 2024
spot_img

Cidades de MS receberão novo modelo de UBS, que dispõe de sala de amamentação, Salas Lilás e até telessaúde

O Ministério da Saúde divulgou nessa terça-feira (03) a lista com 37 cidades de Mato Grosso do Sul que serão contempladas com o novo modelo de Unidade Básica de Saúde (UBS). As obras fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e estão orçadas em R$ 89,5 milhões.

Chamado de Projeto Referencial de Arquitetura e Engenharia da Unidade Básica de Saúde Porte 1, a iniciativa dá uma nova roupagem ao modelo clássico dos postos de saúde, após 10 anos de espera. Em todo o País serão 1.800 unidades construídas, com investimento de R$ 4,2 bilhões.

Conforme o Ministério da Saúde, as novas UBS terão serviços assistenciais avançados, como sala de amamentação; espaços coletivos; Salas Lilás; salas de medicação; consultórios de atendimento individualizado com acessibilidade; ampla sala de vacinação; dentre outras.

Soluções de saúde digital, como a telessaúde, também foram integradas, além disso, os postos serão organizadas por núcleos temáticos assistenciais e integrados que fortalece a integralidade do cuidado, a gestão clínica compartilhada, humanizada e multiprofissional, promove o acolhimento, a acessibilidade e o bem-estar dos usuários. 

Os novos modelos serão sustentáveis e resilientes: com ventilação e iluminação naturais; estratégias de uso racional de água e reuso; instalações e equipamentos de baixo consumo energético; energia renovável; e sistema construtivo enxuto (Lean Construction – baixa emissão de carbono ou Zero Carbono, minimizando o efeito estufa). 

As cidades contempladas são: Água Clara; Amambai; Anastácio; Antônio João; Aparecida do Taboado; Bandeirantes; Bataguassu; Bela Vista; Bonito; Caarapó; Campo Grande; Cassilândia; Chapadão do Sul; Corumbá; Costa Rica; Coxim; Dourados; Eldorado; Figueirão; Iguatemi; Ivinhema; Jardim; Juti; Maracaju; Naviraí; Nova Alvorada do Sul; Nova Andradina; Paranhos; Ponta Porã; Porto Murtinho; Ribas do Rio Pardo; Rio Brilhante; São Gabriel do Oeste; Selvíria; Sidrolândia; Tacuru; Três Lagoas.

Fale com a Redação