Os meteorologistas avisaram que esta semana seria de frio e chuva, onde desde o fim da noite do domingo (11), iniciaram as mudanças no clima e que nos últimos três dias se avolumaram em queda de águas e da temperatura. O acerto preciso da previsão do tempo continua e não se modificará nas temperaturas já ‘congelantes’ que permanecem em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (15) e seguem provavelmente até domingo (18).
Hoje, cidades de MS registraram durante a madrugada geada e sensação térmica de 0°C, bem como o tempo chuvosos esteve em Campo Grande, como em outras cidades de MS, e, também continua nos próximos dias, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Até o fim de semana, a previsão indica continuidade das chuvas, com mais espaço, mas que terão intensidade de fraca a moderada. Os termômetros terão mínimas variando de 7°C a 11°C e a máxima entre 16°C a 18°C em quase todo os MS. Essas apontadas temperaturas serão na região pantaneira, norte, leste e centro-sul do Estado As maiores temperaturas, ainda assim não muito alta, serão registradas na regiaõ do bolsão, como em Três Lagoas, com máxima de 19°C.
O Cemtec explica que “A instabilidade é desencadeada pelo avanço da frente fria aliado ao intenso fluxo de umidade, somada a atuação cavado aliado a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica devem favorecer o aumento de nebulosidade e condições de chuva”, relata o Cemtec.
Geadas e neblinas
Cidades da região sul de MS, que são sempre mais atingidas por frio intenso, e até do Sudoeste e Oeste, tiveram geada, segundo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), entre Bela Vista, Bonito, Caracol, Caracol, Corumbá, Jardim e Porto Murtinho. O alerta é de aviso para risco em perda de plantação por temperatura mínima de 3°C.
Campo Grande, que fica na região central de MS, amanheceu com neblina intensa que ficou por toda a madrugada. O período registrou temperatura mínima de 8°C e sensação térmica de 6°C. Há previsão de chuva, que volte ou mesmo continue ao longo do dia por toda a Capital.