O Ministério da Educação (MEC) concedeu nota máxima aos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia, do Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan); Física, do Instituto de Física (Infi); Geografia, do Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq); e Pedagogia, do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL). A avaliação, realizada por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), leva em consideração a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e a infraestrutura, consolidando a excelência da graduação ofertada na Universidade.
A diretora de Avaliação Institucional, Heloísa da Costa, destaca que os cursos de excelência ofertados pela UFMS são construídos a várias mãos com a participação competente e comprometida de toda comunidade universitária. “O resultado dessas avaliações é fruto da qualidade dos processos educacionais na UFMS, das crescentes inovações curriculares e das variadas oportunidade de participação dos estudantes em ações de ensino, extensão, pesquisa, inovação e sustentabilidade, proporcionando uma formação de excelência técnica e cidadã aos nossos estudantes”.
Ainda de acordo com a diretora, o processo de avaliação é utilizado pela UFMS para o crescimento, aprimoramento e fortalecimento dos cursos de graduação. “Entendemos que as avaliações externas do Inep dos nossos cursos de graduação são excelentes oportunidades de apresentarmos e evidenciarmos a qualidade dos nossos cursos, trazendo cada vez mais visibilidade aos cursos e à UFMS”, complementa.
A diretora do CPan, Andreliza de Souza, pontua que é gratificante perceber que o esforço coletivo está gerando resultados positivos para a comunidade universitária e para a sociedade. “É uma imensa alegria e orgulho para todos nós do Câmpus do Pantanal. Essa conquista mostra não apenas o alto nível acadêmico e pedagógico que alcançamos no curso de Ciências Biológicas e Pedagogia, mas também expressa nosso compromisso genuíno em formar educadores comprometidos e qualificados”, afirma. “Como diretora do CPan, sinto-me profundamente feliz e orgulhosa por essa conquista. Estive à frente da coordenação acadêmica nos últimos anos e este é um reconhecimento merecido pelo empenho e dedicação constante de toda a nossa equipe, docentes, estudantes, técnicos e colaboradores, que trabalham diariamente para garantir excelência. Ver nosso trabalho reconhecido com a nota máxima é inspirador e renova nosso entusiasmo e responsabilidade”, complementa.
A coordenadora do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do CPan, Roberta Murta, enfatiza que a conquista representa a dedicação de todos os professores que já passaram pelo curso, por meio da qualidade das disciplinas ministradas, de seus papeis na coordenação e comissões e pelos seus projetos de ensino, pesquisa e extensão bem-sucedidos. “Recebemos a notícia com muita felicidade, pois o resultado reflete o contínuo empenho coletivo dos docentes, alunos, gestores e técnicos, que ao longo dos anos promoveu o crescimento do curso através de melhorias estruturais, visibilidade e qualidade no ensino. Essa conquista nos confirma a relevância indiscutível do curso para a região de Corumbá, Ladário e fronteira, formando professores qualificados que atendam as necessidades educacionais e exerçam um impacto positivo na conservação do Pantanal”, comenta.
Roberta também destaca que o reconhecimento reforça um sentimento otimista para o futuro. “Acredito que a validação da excelência do curso aumentará a visibilidade do curso na região de Corumbá, localizado no coração do bioma Pantanal, e também o entusiasmo dos alunos ingressantes. Ainda, essa conquista pode aumentar as oportunidades para que o curso seja contemplado com recursos públicos através de aprovação de projetos voltados para melhorias na estrutura de laboratórios, bolsas de iniciação científica, residência pedagógica e extensão”, destaca.
A coordenadora do curso de Pedagogia do CPan, Rosimara Correia, conta que os olhos brilharam diante do reconhecimento e de um trabalho que transforma a vida de inúmeras pessoas. “O grupo docente ficou feliz pelo reconhecimento do trabalho de um curso que completará 58 anos em 2025. Os discentes reconheceram nesta nota o potencial formativo de uma Universidade pública que acaba de receber a nota máxima de reconhecimento pelo MEC. A palavra que nos define é orgulho de fazermos parte desta história. E a sensação de estarmos no caminho certo: uma educação de máxima qualidade para todos e todas”, pontua. Atualmente, o curso possui 190 estudantes matriculados.
Para o professor do Infi e coordenador do curso de Licenciatura em Física, Vinicius Capistrano, o conceito cinco é fruto de uma trajetória iniciada em 1981 e do melhoramento contínuo desde 2019, por meio de plano de ação semestral da coordenação e definição de indicadores de desempenho. “Essa nota máxima no MEC mostra que os professores e a UFMS possuem excelência na formação profissional do licenciado em Física, sendo muito gratificante podermos mostrar tal capacidade, bem como a mesma ser reconhecida pelo MEC”, diz.
“Durante a visita in loco, houveram diversas reuniões com a coordenação, professores, alunos, Colegiado e com o Núcleo Docente Estruturante do curso. Nessas reuniões, foi possível demostrar práticas exitosas em diversos aspectos didático-pedagógicos aos avaliadores do MEC, além das instalações físicas e equipamentos utilizados na prática docente, entre os quais destacam-se: salas de aula com lousa digital, auditório, laboratório de informática amplo, sala de professores adequadas, laboratórios didáticos, área de convivência, entre outros espaços voltados para a nossa comunidade acadêmica”, explica.
O professor do CPaq e coordenador do curso de Licenciatura em Geografia, Gustavo da Silva, destacou que o resultado fortalece a ciência, a formação profissional e a importância da área no contexto regional e voltada para atender as demandas atuais da comunidade. “A avaliação do curso de licenciatura em Geografia reflete um esforço de todos, ratificando o trabalho que vem sendo desenvolvido, considerando que o curso de Geografia- Bacharelado também foi avaliado com nota máxima recentemente no segundo semestre de 2024, o que confirma que as atividades estão sendo desenvolvidas com responsabilidade, empenho e zelo”, relembra.
O curso foi criado em 1983 e, de acordo com o coordenador, vários dos atuais docentes tiveram parte de sua formação no CPaq e, hoje, contribuem para a formação de novos profissionais em Geografia. “Essa trajetória da Geografia do Cpaq foi precedida pela contribuição de muitos professores que deixaram seu legado. […] Todos os estudantes e profissionais egressos devem se orgulhar de sua trajetória oriunda da formação sólida em uma Instituição pública, gratuita e de qualidade”, reforça.
O curso de Pedagogia do CPTL foi criado em 1971 e atualmente possui 159 estudantes e 15 professores. “Essa nota máxima é motivo de muito orgulho no curso de Pedagogia do CPTL e representa o coroamento de mais de 50 anos de história construída a muitas mãos. O curso vem colaborando com uma formação de professores qualificada na região de Três Lagoas e em seu entorno, o que pode ser comprovada pelo sucesso de nossos egressos que são docentes de destaques onde atuam com premiações, aprovações em concurso e cargos de liderança. Muitos atuando na gestão escolar, em funções administrativas, tanto na rede pública como na rede privada de ensino e espaços não escolares”, enfatiza o coordenador Tarcísio Pereira.
O professor ainda demonstrou sua alegria pela consolidação do curso e a maturidade científica alcançada após a abertura do Programa de Pós-Graduação em Educação no CPTL. “Muitos egressos tem continuado seus estudos demonstrando maturidade científica e se constituindo como novos pesquisadores. Cabe destacar que, atualmente, metade de nosso corpo docente são egressos do curso de Pedagogia que deram continuidade aos seus estudos acadêmicos e retornaram como docentes para a Instituição como professores efetivos. Com tudo isso, reiteramos nosso orgulho e satisfação em ser UFMS e em participar de uma equipe comprometida”, acrescenta Pereira.
Reconhecimento
Em 2024, 16 cursos foram avaliados com nota máxima. Entre eles estão os cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, Tecnologia de Ciência dos Dados, Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Processos Gerenciais, da Agência de Educação Digital e a Distância; Letras – Português e Espanhol e Bacharelado em Artes Visuais, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação; Bacharelado em Ciências Biológicas, do Instituto de Biociências; Bacharelado em Química Tecnológica, do Instituto de Química; Bacharelado em História, da Faculdade de Ciências Humanas; Licenciatura em Educação do Campo, da Faculdade de Educação; Letras – Português e Inglês, do CPan e CPTL; Direito, do Câmpus da UFMS de Coxim; e Bacharelado em Geografia, do CPaq e CPTL.