Ação foi realizada na noite deste sábado (10), pelo Batalão de Trânsito da Polícia Militar, com apoiomde agentes do Detran
Na noite deste sábado (10), a Operação Lei Seca registrou 67 recusas ao teste do bafômetro por motoristas de veículos abordados, na Avenidas Presidente Ernesto Gaisel, no São São Francisco, e na Avenida Afonso Pena com a Rua Padre João Crippa, região central de Campo Grande.
Conforme o Batalão de Trânsito da Polícia Militar, com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 419 condutores passaram por aferições de alcoolemia durante as blitz, que visavam a prevenção e a redução de acidentes de trânsito, principalmente neste período de Carnaval.
Ao todo, foram aplicadas 158 autuações e 13 veículos foram recolhidos.
Entre as autuações, um motorista de um Ford Ka, 46 anos, fez o teste de alcoolemia e foi constatado o teor de 0,85mg/l. Ele foi encaminhado para Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac).
Na noite anterior (9), outros 65 motoristas recusam teste do bafômetro.
+ Blitz: 10 não habilitados são flagrados e 65 recusam teste do bafômetro
A PM alerta que tanto dirigir sob efeito de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são infrações consideradas gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70, e o condutor responde a processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.