Aeroporto Internacional opera com auxílio de instrumentos
Campo Grande amanheceu coberta por uma espessa camada de fumaça nesta terça-feira (8), em meio à sétima onda de calor registrada neste ano, com previsão de máxima de 38°C. Ao mesmo tempo, a qualidade do ar na capital sul-mato-grossense apresentou índices preocupantes. Plataformas de monitoramento indicam poluição em nível “moderado”.
De acordo com a plataforma IQAir, especializada em monitoramento da qualidade do ar, os números registrados pela manhã chegaram a 80 µg/m³, cerca de 4,9 vezes acima do limite considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece 15 µg/m³ como valor aceitável.
A IQAir, empresa suíça que monitora a qualidade do ar globalmente, classifica a poluição em diferentes níveis: “Bom”, “Moderado”, “Insalubre para grupos sensíveis”, “Insalubre”, “Muito insalubre” e “Perigoso”. Mato Grosso do Sul tem registrado altos índices de poluição devido às queimadas que ocorrem na Bolívia, Paraguai, Pantanal e no Norte do Brasil.
O monitoramento mede a concentração de partículas poluentes no ar, que podem ter origem em combustíveis fósseis, queimadas e incêndios florestais. Durante períodos de seca, a poluição na baixa atmosfera tende a aumentar.
No Aeroporto Internacional de Campo Grande, apesar da baixa visibilidade, as operações estão sendo realizadas com auxílio de instrumentos, sem interrupções em voos, de acordo com a concessionária Aena.
As condições atmosféricas, no entanto, devem mudar a partir de quarta-feira com a chegada de uma frente fria que trará chuvas ao estado. Há possibilidade de temporais, segundo o Climatempo, causados pelo encontro do ar frio com o calor ainda presente na região, além de risco de queda de granizo.
O meteorologista Natálio Abrahão prevê que a instabilidade climática deverá durar até o dia 15 de outubro. Para Campo Grande, o Climatempo indica volumes de chuva de 6,6 mm para quarta-feira, 20,8 mm na quinta e 23,6 mm na sexta-feira.
Nesta manhã, os termômetros registraram 28°C, com previsão de máxima de 38°C ao longo do dia. Entre quarta e sexta-feira, as temperaturas devem cair, variando de 33°C a 26°C.