Com mais de 93% de cobertura da rede de esgoto, Campo Grande avança na garantia de saneamento básico e qualidade de vida para a população. No entanto, para manter o funcionamento adequado do sistema, é essencial evitar bloqueios causados pelo descarte irregular de resíduos, especialmente durante os períodos de chuvas intensas.
Segundo concessionária da Capital, Águas Guariroba, diariamente, equipes realizam cerca de 500 manutenções na rede coletora de esgoto, atuando na desobstrução e limpeza de materiais descartados de forma inadequada. Em 2024, aproximadamente 650 toneladas de resíduos irregulares foram retiradas da rede, uma redução de 20% em relação ao ano anterior.
“Por isso, reforçamos a importância de o cidadão utilizar corretamente a rede coletora de esgoto, evitando prejuízos para o sistema e transtornos para a população”, explica Renato Ozorio Vilela, coordenador da Operação de Esgoto Sanitário da Águas Guariroba.
Os principais materiais encontrados nos entupimentos incluem panos, plásticos, fraldas, absorventes, areia, óleo e gordura. Para evitar esses problemas, a concessionária reforça que a responsabilidade é compartilhada entre empresa e população. A limpeza periódica das caixas de gordura e o descarte correto de lixo e óleos são medidas fundamentais para prevenir obstruções.
A Águas Guariroba está constantemente monitorando a rede e atendendo chamados, garantindo um sistema eficiente. “Nosso compromisso é oferecer saneamento de qualidade para todos. Por isso, contamos com equipes disponíveis 24 horas para assegurar o bom funcionamento da rede”, destaca Francis Faustino, diretora-executiva da concessionária.
Entre 2022 e 2024, a Águas Guariroba realizou a maior expansão da rede de esgoto dos últimos anos, conectando aproximadamente 20,6 mil novas residências e estabelecimentos comerciais, beneficiando cerca de 57,7 mil pessoas. Em 2024, foram implantados 210 quilômetros de tubulação, alcançando um total de mais de três mil quilômetros de rede coletora e tratada na capital.
Para relatar entupimentos ou extravasamentos, a população pode acionar a Águas Guariroba pelos canais oficiais: telefone 0800 642 0115 (SAC e WhatsApp) ou pelo site www.aguasguariroba.com.br.