Acontece ao longo da sexta-feira (22) as eleições para nova diretoria da seccional de Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS) para o período de 2025 a 2027. Conforme a instituição, dos 20.533 advogados registrados no estado hoje, praticamente a metade, cerca de 11 mil, estão aptos a votarem.
A votação ocorre das 9h às 17h, em todo o estado. Concorrem somente duas chapas: a denominada “Pelo Futuro da OAB”, liderada pelo atual presidente Bitto Pereira, e “Renovação: OAB para Todos”, do candidato a presidente Lucas Rosa.
A eleição será realizada de forma presencial, com uso de urnas eletrônicas, em todas as subseções do interior e na sede da OAB/MS, em Campo Grande. Para votar, o advogado deve apresentar a Carteira de Identidade Profissional ou um documento oficial com foto.
O local de votação pode ser consultado através do link oficial da OAB/MS. Ainda segundo a OAB/MS, o voto é obrigatório para todos os advogados que estão em dia com suas obrigações, em caso de ausência injustificada os profissionais serão multados.
A apuração ocorre logo ao término do período de votação, com a expectativa do resultado ser confirmado até às 22 horas do mesmo dia.
Suspensos atos e prazos processuais em razão das eleições da OAB/MS
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) decidiu, ad referendum do colendo Conselho Superior da Magistratura, suspender os atos e prazos processuais, além das audiências e sessões de julgamento, no dia 22 de novembro.
A medida tem como objetivo assegurar que os advogados do estado possam participar das eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), sem que compromissos processuais prejudiquem o exercício de seu direito ao voto.
A suspensão se aplica a todos os processos em trâmite na Justiça de Primeira e Segunda Instância no estado, assegurando assim um ambiente propício para a escolha dos representantes da classe.