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sexta-feira, 18 de abril, 2025
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Com inovação, beneficiários de emendas parlamentares são capacitados

Na tarde desta terça-feira (8), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em conjunto com o Governo do Estado, promoveu a capacitação dos municípios e Organizações da Sociedade Civil (OCS) para a elaboração de Plano de Trabalho para as entidades beneficiárias das Emendas Parlamentares Estaduais. Pela primeira vez o treinamento foi transmitido pelo canal oficial do Legislativo Estadual no Youtube. Aproximadamente 400 participantes, representantes das prefeituras do Estado e das entidades beneficiárias das emendas parlamentares participaram de forma remota, permitindo a interação entre os envolvidos.

Com inovação, beneficiários de emendas parlamentares são capacitados
Treinamento foi transmitido pela TV ALEMS pela primeira vez

Por proposição do deputado e presidente do Parlamento, Gerson Claro (PP), o evento ocorreu no Plenarinho Deputado Nelito Câmara. As emendas parlamentares são propostas orçamentárias aprovadas pelos deputados estaduais com o objetivo de financiar políticas públicas em todo o Estado, de execução obrigatória. É a atuação parlamentar chegando aos 79 municípios, representando mais recursos em áreas essenciais e alcançando quem mais precisa. Em 2025, cada deputado poderá destinar R$ 3,5 milhões para atender aos municípios e entidades sociais.

 A reunião foi conduzida pelo superintende das Emendas Parlamentares da Casa Civil, Édio Viegas, e contou com a orientação presencial dos representantes das pastas estaduais de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos. Entre as instruções contidas no evento, estão a correta formalização do Sistema TransfereMS que estabelece procedimentos para o registro, acompanhamento e controle de convênios; e a utilização do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), solução tecnológica da informação que visa padronizar e unificar os processos orçamentários e financeiros dos municípios. 

Conforme a chefe da Unidade de Convênios da secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos do Mato Grosso do Sul (SEAD/MS), Claudete Vasconcelos, a capacitação é fundamental para entender a forma mais correta de elaboração do plano de trabalho. “Hoje nós estamos aqui enquanto secretarias de Estado, no caso da Assistência Social e também dos Direitos Humanos, juntamente com as demais secretarias para capacitar os municípios que tiveram as indicações das emendas parlamentares e depois posteriormente também sobre as OSC. Cada secretaria explana sobre o preenchimento do plano de trabalho e dos projetos que os municípios estarão apresentando das indicações das emendas. O intuito é para o melhor aproveitamento desses recursos”, explicou.

Inovação Digital

Durante o encontro, a secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Crhistinne Maymone, observou o quanto o governo está procurando ser digital para agilizar os processos. “Nosso governo apresenta essa nova performance de como podemos operacionalizar melhor isso para fazer bem feito e para fazer dar certo. Então estamos aprimorando e utilizando uma tecnologia e de forma digital vamos diminuir custos e ganharemos tempo e efetividade das propostas. Esperamos que vocês gostem da ferramenta e que consigamos ultrapassar essa fase e compreender o quanto mais ágil vai ser nosso plano de trabalho em relação às emendas, para que os recursos alcançem de forma efetiva para quem realmente precisa”, disse.

Com inovação, beneficiários de emendas parlamentares são capacitados
“Neste ano todo o sistema de convênio será online”, reforçou Édio Viegas

Para o superintende das Emendas Parlamentares da Casa Civil Édio Viegas, neste ano a execução das emendas parlamentares será mais ágil por meio dos dois sistemas online. “Neste ano de 2025 nós vamos efetivamente agilizar dois sistemas para execução das emendas parlamentares e os convênios do Estado de um modo geral, que é o Transfere MS e Siafic. Esse sistema vai possibilitar que as entidades e municípios beneficiários das emendas possam registrar o plano de trabalho tudo online, ou seja, não vão mais precisar vir em Campo Grande ou imprimir qualquer papel para que o seu processo ande. Então, vai ser muito mais simples, pois o beneficiário vai fazer online e a própria executora analisará a documentação e essas propostas também tudo de forma online. Qualquer problema que tiver automaticamente já vai ser devolvido para reparo e, imediatamente, o beneficiário vai receber isso e fazer via computador. Sem dúvidas, vai ser um salto de qualidade e atende aquela expectativa que, tanto a Assembleia Legislativa quanto o Poder Executivo esperam, de fazer com que o recurso da emenda chegue o mais rápido possível pra população”, explicou Édio Viegas.

O superintendente salientou a fundamental participação das pessoas que vão atuar nesta elaboração. “Tão importante quanto esse sistema é fazer com que as pessoas que vão operá-lo tenham clareza de como funciona. Apesar da sua simplicidade porque, é como se fosse, preencher formulário, mas tem suas peculiaridades. Então essa reunião hoje é tanto pra capacitar as entidades e municípios pra operar esses sistemas, assim como pra orientar a esses beneficiários a realizarem os planos de trabalho para que para que as políticas públicas cheguem de fato à população do Mato Grosso do Sul”, pontuou.

Édio Viegas comenta que existem grandes problemas com algumas emendas devido à burocracia do sistema, fazendo com que elas não consigam ser executadas no mesmo ano em que são apresentadas. “A nossa proposta é que com essa agilização e digitalização, consigamos executar todas as emendas parlamentares do mesmo ano, ou seja, não vai ter mais aquele vai e vem de documentação. Pois quando você tem o processo físico acontece o empilhamento e realmente a demandas das categorias são enormes. Agora quando está online, você consegue no tempo que você pode analisar até cinco ou seis processos. Então não tem todo o trâmite de malote, de enviar o documento para base. E quando não consegue se executar o recurso da emenda naquele ano não se perde porque trabalhamos para que no outro ano seja executado. Hoje não existe essa possibilidade de perda do recurso. A partir desse ano nós estamos colocando alguns prazos para garantir que tudo seja executado esse ano”, salientou.

Com inovação, beneficiários de emendas parlamentares são capacitados
Participantes do interior interagiram durante a capacitação

Para o assessor parlamentar Hélio de Lima, o treinamento é esclarecedor porque orienta a respeito da forma correta a destinação dos recursos às emendas parlamentares. “O evento é muito importante porque traz toda essa orientação. O Governo do Estado priorizou este ano para cada deputado 3 milhões e 500 mil, então os parlamentares precisam analisar como passarão às entidades para aplicar e beneficiar a população. Essas orientações online são importantes e todos receberam o link para participar e tirar as suas dúvidas, porque nesta primeira etapa que vai até julho, todas as documentações e o plano de trabalho devem estar organizados e atualizados para poder receber o recurso”, destacou o participante.

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