25.8 C
Campo Grande
sábado, 4 de janeiro, 2025
spot_img

Com novas unidades e programas, SES expande acesso à cirurgia bariátrica em MS

Foram mais de mil consultas e 90 cirurgias bariátricas realizadas desde 2023

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem intensificado o acesso à cirurgia bariátrica em Mato Grosso do Sul, ampliando as consultas e os procedimentos realizados com base nas diretrizes do Ministério da Saúde. A triagem rigorosa garante que apenas pacientes que atendem aos critérios clínicos sejam encaminhados para a cirurgia, com foco na segurança e no tratamento adequado de cada caso.

Desde 2023, o estado passou a contar com novas unidades hospitalares para a realização dos procedimentos bariátricos. O Hospital Regional Magid Thome, em Três Lagoas, foi o primeiro a se consolidar como referência para a Regulação Estadual. Até o momento, a unidade realizou 196 consultas e 25 cirurgias bariátricas com sucesso.

Em 2024, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, também iniciou os atendimentos, ampliando a capacidade do estado para atender à demanda crescente. Nos primeiros três meses, o hospital registrou 40 pacientes agendados para a primeira consulta e 19 cirurgias bariátricas programadas.

Maria Angélica Benetasso, Superintendente de Gestão Estratégica da SES e coordenadora do programa MS Saúde, destacou a importância do avanço no acesso a esses procedimentos. “Estamos avançando com responsabilidade e planejamento, garantindo que o processo de triagem seja criterioso e que os pacientes recebam todo o suporte necessário antes, durante e após a cirurgia. Nosso compromisso é oferecer qualidade de vida, atendendo às reais necessidades de cada pessoa”, afirmou.

Até o momento, o Programa MS Saúde, que tem desempenhado papel fundamental na ampliação do acesso à cirurgia bariátrica, contabilizou 416 agendamentos de primeira consulta e 23 cirurgias bariátricas agendadas. Outras unidades hospitalares, como o Hospital Adventista do Pênfigo e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, também têm se destacado no atendimento à demanda. O Hospital Adventista do Pênfigo registrou 406 consultas agendadas e 20 cirurgias realizadas, enquanto o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, já tem 10 consultas e 3 cirurgias agendadas.

A SES reforça que nem todos os pacientes que iniciam o processo de triagem são submetidos à cirurgia bariátrica. A seleção dos pacientes é realizada por uma equipe multidisciplinar, que segue critérios médicos e clínicos, como o índice de massa corporal (IMC) e comorbidades associadas, com o objetivo de garantir a indicação correta e o sucesso do tratamento a longo prazo.

Fale com a Redação