07/08/2015 08h00
Com ‘Pantanal’ no nome, Festival América do Sul 2015 é lançado em MS
Palavra foi incorporada para destacar a singularidade da região.
Almir Sater e Falamansa estão entre as atrações deste ano.
G1/MS
Em sua 12ª edição, o Festival América do Sul recebe o nome de Festival América do Sul Pantanal. O evento será realizado entre os dias 20 e 22 de agosto, em Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, e foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (6), pelo governo do estado.
A alteração no nome do evento tem por objetivo, segundo a organização, chamar atenção para o fato de que o estado tem a maior parte do Pantanal em seu território e destacar a singularidade da região no Brasil e no mundo.
Em entrevista ao G1, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que o custo final para a realização do evento deve ficar em torno de R$ 1 milhão e vai depender de patrocinadores.
O festival vai receber 470 artistas, sendo 399 de Mato Grosso do Sul, 43 de outros estados e 28 de países da América do Sul. Ao todo serão 108 atrações na programação, número inferior às edições anteriores.
Entre as atrações no primeiro dia de festival estão o Grupo Generacion, do Paraguai, Grupo Acaba, de Mato Grosso do Sul, além de apresentações de artistas de Corumbá e do Grupo Tambores do Tocantins. No segundo dia, se apresentam o harpista Leonard Jacome, da Venezuela, Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro, do estado, e o cantor Almir Sater.
Já no último dia de evento se apresentam Duo Moinho Cultural, Orquestra de Viola Caipira do Sesc, Omar Camino, do Peru, e Falamansa, do Brasil.
Além das atrações musicais, entre os destaques está a exposição do artista plástico Humberto Espíndola, que completa 50 anos de carreira em 2015. Os shows e atividades variadas, como oficinas culturais, exibição cinematográfica, exposições de arte e palestras, irão acontecer em espaços diferentes.
A programação completa está disponível no site do festival.