17/03/2015 08h00
Com restrições, inscrição do FIES pode ser feita até 30/4; veja como
O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do Governo Federal que concede empréstimos a juros baixos (3,4% ao ano) para estudantes de faculdades particulares. Criado para facilitar o acesso ao ensino superior de pessoas que não têm condições de pagar as mensalidades de instituições privadas de ensino superior, o FIES já beneficiou mais de 1,5 milhão de estudantes de todo o Brasil.
As inscrições do FIES 2015 devem ser feitas até o dia 30 de abril.
Saiba tudo o que você precisa fazer para se inscrever no FIES 2015 e conseguir um financiamento!
FIES 2015: Inscrição
A inscrição para o FIES 2015 deve ser feita na página oficial do programa na internet, o SisFIES. Confira o passo a passo:
Passo 1 – Cadastro no Sistema do FIES 2015
Entre no site do
SisFIES
.Clique em “Primeiro Acesso”Preencha as informações solicitadas e envie.
Passo 2 – Entrada no Sistema do FIES 2015
Acesse novamente o site do
SisFIES
.Digite seu CPF.Digite sua senha de acesso.Digite os números e letras que aparecem na imagem.Clique em “Entrar”.
Passo 3 – Preenchimento das informações para o FIES 2015
Siga as orientações da tela e preencha todas as informações solicitadas.Você pode fazer uma simulação de seu financiamento antes de salvar as informações.Confirme sua inscrição no FIES 2015.
Passo 4 – Documentação na faculdade para o FIES 2015
Com sua confirmação de inscrição em mãos, vá até o departamento responsável pelo FIES na faculdade onde você está matriculado. Normalmente esse departamento é chamado de Comissão de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Lá, além de verificar a documentação, você receberá um documento comprovando que está regularmente matriculado naquela instituição.Você tem dez dias corridos para fazer isso, contados a partir do dia seguinte ao que confirmou a inscrição no site do FIES.
Passo 5 – Contratação do FIES 2015 no banco
Leve o documento de comprovação de matrícula e toda a documentação necessária na agência bancária que você definiu durante a inscrição para o FIES. A documentação para contratar o financiamento fica disponível no site do FIES.Você tem dez dias corridos para assinar o contrato de financiamento no banco, contados a partir do terceiro dia útil após o recebimento do documento de regularidade de matrícula.
O FIES pode financiar 50%, 75% ou 100% da mensalidade, dependendo da renda do estudante e do comprometimento dessa renda com os custos da faculdade.
Novas regras para participar do FIES 2015
A partir de 2015, quem quiser pedir um financiamento do FIES deve redobrar a atenção ao verificar se cumpre todos os requisitos para participar do programa. É que agora, além de ter feito o Enem, os candidatos que se formaram no ensino médio em 2010 ou depois disso precisam ter uma pontuação mínima no exame.
Para participar do FIES, você deve:
Estar matriculado em curso superior de graduação
presencial
em faculdade participante do Programa.Ter renda familiar bruta mensal de no máximo
20 salários mínimos
.Ter feito o Enem, com pelo menos
450 pontos
de média nas provas e nota
maior do que zero na redação
(para quem concluiu o ensino médio a partir de 2010).Ter um
comprometimento
da renda familiar bruta mensal de pelo menos 20% com a mensalidade da faculdade.
Estudantes que já foram beneficiados pelo FIES alguma vez não podem voltar utilizar o financiamento.
Professores da rede pública, no efetivo exercício do magistério, que solicitam o FIES para pagar cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia ficam dispensados da exigência do Enem.
As etapas do FIES 2015
O FIES funciona em três etapas:
Etapa 1
Desde quando consegue o financiamento até se formar na faculdade, o estudante beneficiado pelo FIES só precisa pagar o valor referente aos juros do empréstimo, em parcelas de no máximo R$ 50,00 a cada três meses. É a chamada fase de utilização.
Etapa 2
Quando termina o curso financiado pelo FIES, o estudante entra na chamada fase de carência e tem um ano e meio para se organizar financeiramente antes de começar a pagar a dívida. Enquanto isso, continua a cumprir os pagamentos trimestrais de no máximo R$ 50,00, referentes aos juros do financiamento.
Etapa 3
Somente um ano e meio depois de se formar é que o estudante começa a pagar a dívida do FIES propriamente dita, a fase de amortização. Esse valor pode ser dividido em parcelas mensais e o prazo para terminar de pagar é de três vezes a duração do curso financiado, mais um ano. Sendo assim, se financiou 4 anos de curso, o estudante terá 13 anos para terminar de pagar o empréstimo do FIES.
Faculdades que participam do FIES 2015
Para descobrir se a sua universidade participa do FIES, acesse o site do FIES e clique no item “Consulta de Cursos e Instituições”. Ali você pode selecionar os filtros de busca por Estado (UF), Município, Instituição e Local de Oferta. Ao clicar no botão “Pesquisar”, aparece uma lista com os resultados.
Em 2015, o MEC anunciou que vai priorizar critérios de qualidade, distribuição regional e disponibilidade de recursos para liberar os financiamentos. Para os cursos com nota máxima (5), todos os candidatos ao FIES que se enquadrarem nos requisitos receberão o financiamento. Nos cursos com notas 3 e 4 são considerados alguns aspectos regionais, como graduações e localidades que historicamente foram menos atendidos.
Isso significa que quanto maior a nota do curso, mais chances você tem de conseguir o FIES. Veja alguns exemplos de faculdades que participam do FIES e obtiveram nota 5 em pelo menos um dos conceitos avaliados pelo MEC (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade).
Com informações Mundo Vestibular