A oportunidade de trabalho e crescimento econômico é um dos alicerces do Governo do Estado, através da inclusão social. Em 2022, o programa CNH MS Social foi lançado com 5 mil vagas para que pessoas de baixa renda participassem do processo de formação de condutores, totalmente gratuito.
Desde a criação do programa, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) mudou a vida de mais de 800 pessoas, principalmente PCDs, que tiveram de volta a possibilidade de ir e vir com liberdade.
Um deles é José Alonso dos Santos, 52 anos, morador do Bairro Aero Rancho em Campo Grande. Ala/armador de uma equipe de basquete de Sidrolândia, ele também gosta de dançar e no dia a dia vende balas no centro para complementar a renda. “A maioria dos colegas tem habilitação, só eu que ficava dependendo de ônibus e às vezes de carona”, contou José Alonso. “Para mim, agora eu conquistei minha autonomia. Se Deus me permitir agora vou atrás do carro para ter a liberdade completa. Uma alegria imensa”, declarou.
Em 2024, foram 451 sul-mato-grossenses que conquistaram sua CNH. Desse total, 42 são PCD. “O programa oferece o processo de habilitação de forma gratuita, mas o cidadão tem que passar pelo processo de habilitação completo com exames médico, psicológico, teórico e prático”, explica Priscila Miyahira, coordenadora do Programa CNH MS Social.
Um novo edital do programa CNH MS Social está sendo estudado pelo Governo do Estado e o Detran-MS, com a intenção de atender demandas específicas da sociedade que foram constatadas durante o processo do primeiro Edital. “Temos vários pedidos de diversas categorias e segmentos da sociedade. Tudo está em avaliação e será analisada a criação de um novo edital”, explica a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.
Mudança de Categoria
Pensando no crescimento econômico do estado, o Governo do Estado, em parceria com o Sest/Senat, criou o Voucher Transportador em 2023. O Detran-MS isentou de pagamento da mudança na categoria (D e E) para motoristas no Estado, com a intenção de acesso às vagas disponíveis no mercado de trabalho. “Essa parceria foi primordial para que a gente pudesse trazer ao estado do Mato Grosso do Sul, através do DETRAN. Isso gerou para gente, dentro do projeto Mais Motoristas, uma economia de aproximadamente quatro milhões de reais e nós podemos fazer esse investimento para a mudança de categoria. Então, essa parceria foi primordial para que a gente conseguisse atender e convocar todas as pessoas que realizaram a inscrição para o Voucher Transportador mais motoristas”, explica o diretor da unidade operacional do Sest/Senat Campo Grande, Herivelto Moisés.
Até o momento, o Voucher Transportador convocou 5.953 pessoas para passarem pelo processo de mudança de categoria da CNH. Foram emitidas 1221 novas CNHs, como Leandro Gonçalves Costa, de 45 anos, que trabalhava na construção civil e aproveitou a oportunidade oferecida pelo programa para buscar uma nova profissão, de motorista de ônibus coletivo. “É um sonho que sempre busquei, dirigir caminhão, ônibus. Uma oportunidade que tenho no programa e abracei com todas as forças para mudar de categoria. Eu trabalho na diária de R$ 150 e não é toda semana. Às vezes fico parado. Busco segurança e estabilidade. O governo abriu as portas, está ajudando não só a mim, mas outros motoristas também. A gente está abraçando com unhas e dentes a oportunidade”, contou Leandro.
O diretor da unidade operacional do Sest/Senat explica que em janeiro, serão realizadas as últimas convocações do programa. “Nós convocaremos as últimas seiscentas e cinquenta pessoas inscritas no programa. Acreditamos que sim que em 2026 venha outra possibilidade para realizar novas inscrições e novas mudanças de categoria tendo, em vista a necessidade que o setor de transporte tem dentro do estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou Herivelto Moisés.