Em textos longos, seja de qual for a natureza, é necessário haver um sumário que facilite a navegação indicando as diferentes seções do texto.
Quando falamos em pesquisas acadêmicas, que devem seguir as normas da ABNT, isso se torna obrigatório, principalmente se você está fazendo um sumário de TCC.
Muitos alunos tem dificuldade nessa parte. Não conseguir formatar o trabalho da forma correta é bem comum. Nesse artigo iremos mostrar como fazer um sumário de TCC no Microsoft Word de acordo com as normas da ABNT.
A principal dica é ter em mente que é possível criar um índice automático, o que facilita atualizar as informações sobre o texto. Basta aplicar os estilos de texto corretos para gerar um sumário totalmente automatizado.
A seguir iremos mostrar passo a passo como fazer um sumário para sua monografia dentro das normas da ABNT usando o Microsoft Word.
Quais são as normas da ABNT em relação a sumários
Através da NBR 6027 a ABNT define que o sumário como: “uma enumeração dos capítulos, divisões e outras seções de uma publicação acadêmica, na mesmo grafia e ordem que o material nele incluído anteriormente.”
Nessa mesma NBR é possível ler sobre as orientações gerais da construção de sumários para documentos que estão sobre a aplicação da norma. Os principais elementos da estrutura do sumário de TCC são:
- Referente sua localização no documento, o sumário deve ser o último elemento pré-textual da monografia, sendo assim, deve ser inserido antes da seção de introdução do trabalho.
- O sumário deve estar estruturado em um sistema de subordinação, sendo compostos por todas as sessões que permeiam o trabalho. A formatação deve seguir os mesmos padrões aplicados ao conteúdo presente na monografia.
- Dessa forma, os títulos de cada capítulo devem estar em caixa alta, tanto no sumário quanto no texto. Além disso, todos as informações devem estar alinhadas à esquerda.
- A numeração deve seguir uma ordem lógica crescente. O título “Sumário” deve estar centralizado, em caixa alta e com a mesma fonte usada ao longo do texto.
- Ao fim, de acordo com as orientações da ABNT, elementos pré-textuais não devem estar indicados no sumário.
O sumário é inserido no começo do seu trabalho pois é possível, logo no início, passar uma ideia geral do que está por vir. O sumário server como guia de navegação para os leitores.
Como fazer um sumário automático
Vale reforçar que existem dois tipos de sumários: os automáticos e os manuais. Como o nome deixa claro, o sumário manual não será atualizado automaticamente; muito optam por faze-los pois não sabem criar uma automático.
Aqui está o passo a passo para criar um sumário automático de acordo com as normas da ABNT:
- Coloque o seu cursor na página onde irá inserir o sumário;
- Vá ao menu e selecione a aba “Referências” > escolha a opção “Sumário”;
- Clique em “Sumário Automático”.
Para que seu sumário atualize automaticamente, é necessário formatar o seu TCC de acordo com a barra de estilos de título do Word que está disponível na sessão “Página Inicial”.
O Word busca por essa configuração na formatação para criá-lo, ou seja, onde está escrito Título 1 será adicionado uma sessão. Basta você compreender a hierarquia de informações do seu trabalho e formatar o conteúdo de acordo.