24/07/2015 14h00
Conferência Distrital da região Sul discute melhorias para o SUS em Campo Grande
CG Notícias
O Conselho Municipal de Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) realizou, nesta quinta-feira (23), a Conferência Distrital de Saúde da Região Sul de Campo Grande. O encontro é o terceiro realizado neste ano e contou com a participação de funcionários das unidades de saúde e usuários do SUS em fóruns divididos por região. A Conferência aconteceu no auditório da Apae, localizado na Avenida Joana D’arc, 1450 – Pioneiros.
De acordo com o coordenador da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde, Sebastião de Campos Junior, o objetivo dessas conferências, que acontecem a cada quatro anos, é elencar propostas para a construção da Conferência Municipal de Saúde Pública de Campo Grande, que neste ano será realizada de 20 a 22 de agosto.
As Conferências Distritais, que no Brasil são realizadas somente em Campo Grande e Belo Horizonte, são um pioneirismo realizando conferências locais que antecedem a Municipal. “Esse é um sinal de valorização da opinião e sugestão dos usuários e trabalhadores da Rede Pública de Saúde de Campo Grande”, disse a coordenadora da Comissão Organizadora das Conferências Distritais, Shirlei Santina Gonçalves.
Para o secretário de Saúde de Campo Grande, Jamal Salem, “esse ó momento de construção de uma nova realidade para a Saúde da Capital, onde os profissionais e usuários têm a oportunidade, o que é fundamental, de expor as reais necessidades de melhoria na estrutura e atendimento das unidades de saúde da Capital”.
“Nós, usuários do SUS, buscamos a qualidade, a rapidez e a melhoria na estrutura das unidades de saúde de Campo Grande. Já temos grandes melhorias na Saúde se fizermos uma avaliação ao longo dos anos, mas nosso objetivo continua sendo o de garantir o direito de um atendimento mais humanizado”, conta a representante dos usuários da Rede Pública de Saúde, Eliane Gordo.
A intenção das conferências é avaliar o Sistema Único de Saúde, no âmbito do município, estabelecendo diretrizes para a política municipal de saúde, além de fortalecer as discussões sobre como ampliação de serviços, melhor estruturação da rede de saúde, ampliação da estratégia em saúde da família e da vigilância em saúde, valorização dos trabalhadores da saúde, humanização dos serviços e estratégias para fortalecer a rede.
Programação das Conferências
O próximo e último encontro a ser realizado, antes da Conferência Municipal, é a do Distrito Leste, que acontece no dia 28 de julho, das 12h às 18h, na Escola de Governo – localizada na Av. Senador Filinto Muller, 1480.