Período de inscrição segue aberto até terça-feira (28)
O Ministério da Educação (MEC) abriu, na última sexta-feira (24), o período de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os candidatos têm até a próxima terça-feira (28) para inscrever suas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 e 2024 e concorrer a bolsas em instituições privadas de educação superior.
O Prouni oferece duas modalidades de bolsas: integrais (100%) e parciais (50%), ambas aplicadas sobre o valor da mensalidade dos cursos. Nesta edição, o programa disponibiliza um total de 338.444 bolsas, distribuídas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o Brasil. Destas, 203.539 são integrais e 134.905, parciais.
Entre os cursos com maior número de bolsas, destacam-se Administração (27.101), Pedagogia (22.947), Direito (22.746), Ciências Contábeis (14.800) e Educação Física (13.639).
É importante que os estudantes fiquem atentos a possíveis fraudes e golpes. A inscrição no Prouni é totalmente gratuita e deve ser realizada exclusivamente no portal Acesso Único, por meio da URL acessounico.mec.gov.br/prouni. O MEC alerta que nenhum intermediário está autorizado a fazer a inscrição em nome dos candidatos, reforçando a importância de utilizar apenas o site oficial para evitar problemas.
Inscrição
Confira o passo a passo para realizar a inscrição:
1º passo: acessar o site prounialuno.mec.gov.br e fazer login com o perfil Gov.br.
2º passo: preencher os dados do candidato, o perfil socioeconômico e o grupo familiar.
3º passo: selecionar a primeira e a segunda opção de cursos pretendidos. Para isso, é possível filtrar as vagas por curso, instituição e município.
4º passo: clicar em “Ficha de Inscrição” e conferir todas as informações.
Documentos
O Prouni contará com duas chamadas e, em cada uma delas, os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações, a instituição pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários.
É preciso apresentar documento de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar, bem como os comprovantes de residência; de ensino médio; de rendimentos; de professor da educação básica, quando for o caso; de separação, divórcio ou óbito dos pais; de deficiência, quando for o caso.
Cronograma
O resultado da primeira chamada será disponibilizado no dia 4 de fevereiro e o prazo para apresentar as documentações necessárias às universidades é 17 de fevereiro. O resultado da segunda chamada será divulgado em 28 de fevereiro e o período para comprovação das informações é 17 de março.