28.8 C
Campo Grande
domingo, 17 de novembro, 2024
spot_img

Congresso Florestal chega a 4ª edição e busca diversificação industrial do Estado

26/02/2015 07h30

Congresso Florestal chega a 4ª edição e busca diversificação industrial do Estado

Assessoria

Buscando atrair mais indústrias e diversificar a produção a partir da madeira plantada, será lançada nesta quinta-feira (26), às 8h30, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo a quarta edição do Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul, que será realizado de 13 a 15 de abril, em Campo Grande, com a participação do Governo do Estado.

Com o tema “Novos Desafios da Indústria de Árvores no Mato Grosso do Sul”, o 4º Congresso Florestal contará com a presença de palestrantes que compartilharão suas experiências para o desenvolvimento do setor.

Mato Grosso do Sul possui mais de 800 mil hectares plantados de eucalipto e todos os recursos necessários – hidrografia, clima, topologia, além de energia gerada da própria matéria prima. O desafio é ampliar a utilização dessa produção, atraindo novas empresas da cadeia florestal para dinamizar ainda mais o setor com indústrias de móveis, fósforo, palitos, dentre outros.

O setor de florestas plantadas é de vital importância para a economia e desenvolvimento sul-mato-grossense. Em 2006 a produção de eucalipto e pinus saltou de 148 mil hectares para os atuais 800 mil. Isso significa a recuperação de áreas degradadas de um Estado que possui mais de 70% de seu território ocupado por pastagens.

De acordo com a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS), organizadora do evento, é necessário debater a integração entre as esferas de governo com o setor de base florestal para maximizar os esforços na melhoria da infraestrutura, qualificação, desoneração da carga tributária, defesa sanitária, genética e ainda na formação de um núcleo de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios.

Fale com a Redação