21.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 16 de setembro, 2024
spot_img

Contrastes: MS tem alerta para declínio na temperatura e outro para onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para Mato Grosso do Sul, este é para declínio na temperatura, em total contraste com o cenário atual. O aviso abrange a faixa entre a região sul, passando pelo oeste, até o grande Pantanal.

A previsão indica queda na temperatura de 3° a 5 °C a partir da meia-noite desta sexta-feira (23) até às 10 horas do sábado (24). O alerta está classificado na cor amarela, que representa grau de Perigo Potencial, com leve risco à saúde humana e de animais.

Ao todo, são 30 cidades na área de risco:

Amambai Corumbá Laguna Carapã
Antônio João Dourados Maracaju
Aquidauana Eldorado Miranda
Aral Moreira Guia Lopes da Laguna Mundo Novo
Bela Vista Iguatemi Nioaque
Bodoquena Itaquiraí Paranhos
Bonito Japorã Ponta Porã
Caarapó Jardim Porto Murtinho
Caracol Juti Sete Quedas
Coronel Sapucaia Ladário Tacuru

A meteorologia prevê a chegada de uma massa de origem polar forte. O ar frio deverá vir acompanhado de um pouco de chuva para algumas áreas do estado. Há possibilidade de chuva na sexta-feira e no sábado na região de Campo Grande.

Pela previsão atual, em Campo Grande os termômetros vão cair até 12 °C entre a sexta (23) e o sábado (24), além disso, a mínima de 10 °C é esperada na segunda-feira (26), feriado em alusão ao aniversário de emancipação da cidade.

Já em Dourados, o frio terá o pico de 9 °C no domingo (25) e 7 °C no dia seguinte. Na cidade de Ponta Porã, é esperado 8 °C no domingo e 6 °C na segunda. No decorrer da próxima semana a temperatura já volta a subir.

Onda de calor

Fazendo um contraste nunca visto antes, ao mesmo tempo, em que parte do estado vivencia a chegada do frio, a outra ponta vai sofrer com uma onda de calor. O Inmet prevê o aumento na temperatura das 0 às 23h59 de sexta-feira.

O alerta, classificado na cor vermelha, que significa grau de Grande Perigo, aponta para termômetros até 5 °C acima da média por um período maior do que 5 dias – a onda de calor começou na última quarta-feira (20) no estado.

Devido ao tempo seco e do calor, a umidade relativa do ar deverá ficar em níveis críticos das 11h às 21h nestas localidades, conforme outro alerta do Inmet. A orientação é consumir água e evitar a exposição ao Sol e atividades físicas nesses horários.

Ao todo, são 15 cidades na área de risco:

Água Clara Costa Rica Paranaíba
Alcinópolis Coxim Pedro Gomes
Aparecida do Taboado Figueirão Selvíria
Cassilândia Inocência Sonora
Chapadão do Sul Paraíso das Águas Três Lagoas

Fale com a Redação