Golpistas estão usando o nome do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) para aplicar golpes e obter dinheiro de forma ilícita. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) pela assessoria de imprensa da corporação.
Os criminosos estariam emitindo boletos e cobrando valores para emissão ou validação de certificados de vistoria. “O CBMMS não envia e-mails informando sobre a realização de visitas e tampouco envia boletos com cobrança de taxas”, cita a nota.
A corporação ainda ressaltou que “qualquer contato via e-mail alegando irregularidades pode ser golpe” e reforçou que “deve ser informado imediatamente a autoridade policial da sua cidade”.
No estado, a emissão de certificado de vistoria relativo ao Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico é regulamentado pela Lei Nº 4.335, de 10/04/2013, além de outras normas técnicas, todas disponíveis no site do CBMMS.
Confira as orientações para evitar cair no golpe:
1 – Não é uma prática do Corpo de Bombeiros enviar e-mails, mas caso seja necessário ou solicitado, sempre seguirão o padrão oficial da instituição, com o final @cbm.ms.gov.br
2 – Qualquer cidadão que necessite emitir certificado de vistoria para seu imóvel pode acessar o site https://www.bombeiros.ms.gov.br/ e, no rodapé, clicar em SISTEMA PREVENIR, onde poderá consultar informações sobre validade do certificado, certificado on-line, processos de segurança contra incêndio e pânico, suporte técnico, legislação e outras informações.
3 – Em caso de dúvidas procure o Seção de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros do seu município.