Com 20 pontos somados, o Costa Rica está a apenas um de garantir a vaga para a próxima fase do Campeonato Brasileiro Série D. O Cobra do Norte é o único representante de Mato Grosso do Sul na competição e fechou a 12ª rodada na terceira colocação do Grupo 5, após vencer por 1 a 0 o Iporá (GO) no Estádio Laertão.
A classificação antecipada pode acontecer já no próximo domingo (10), quando o time enfrenta o Ação (MT), por sua vez o último colocado da chave e já sem chances de avançar.
Um empate já garante o Costa Rica na fase seguinte do Brasileirão, isso porque faltam apenas mais duas rodadas e os atuais quinto e sexto colocados, Ceilândia (DF) e Iporá (GO), têm 14 pontos cada e só podem chegar aos 20. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam.
No Grupo 5, o Brasiliense é o líder, com 31 pontos, seguido do Anápolis, com 24, e são também os únicos já garantidos na fase seguinte.
Além do Costa Rica, ainda estão brigando pelas duas últimas vagas restantes o Operário de Várzea Grande (MT), quarto colocado com 15 pontos, o Ceilândia, Iporá e o Grêmio Anápolis (GO), sétimo com 11 pontos.
Na próxima rodada, dois jogos que acontecerão no sábado (09) poderão já garantir o Costa Rica na próxima fase sem ao menos a necessidade de somar o ponto restante. Para isso, é preciso que o Ceilândia perca o duelo para o Grêmio Anápolis, no Estádio Abadião, e o Iporá não vença o Brasiliense no Estádio Ferreirão. Os dois jogos serão às 15h30min (DF).