31.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 21 de fevereiro, 2025
spot_img

Crédito deve crescer 8,5% em 2025, aponta pesquisa da Febraban

A carteira de crédito no Brasil deve crescer 8,5% em 2025, de acordo com pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgada na segunda-feira (17). O número representa uma revisão para baixo em relação à estimativa anterior, feita em dezembro, que apontava um avanço de 9% para o ano corrente.

Em 2024, o crédito teve um crescimento de 10,9%, segundo dados do Banco Central. Para a Febraban, a revisão da projeção reflete um cenário econômico mais desafiador, com expectativa de inflação mais alta e, consequentemente, juros elevados ao longo do ano.

“O desempenho efetivo do crédito dependerá do cenário fiscal e de outras variáveis relevantes, que poderão alterar a perspectiva atual”, afirmou Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.

O levantamento, realizado entre os dias 5 e 10 de fevereiro com executivos de 21 bancos, também revelou que 76,2% dos entrevistados esperam que a taxa Selic ultrapasse os 14,25% em 2025.

A pesquisa indicou ainda uma leve depreciação do real, com projeção de que o dólar alcance R$ 5,95 até setembro. No estudo anterior, os analistas apontavam uma cotação próxima de R$ 6.

Em relação à inflação, 47,6% dos entrevistados acreditam que o índice ficará em torno de 5,5% no ano. Já o Produto Interno Bruto (PIB) deve registrar um crescimento de cerca de 2%, segundo 52,4% dos participantes.

Os resultados indicam um cenário de desafios para o mercado financeiro, com impacto direto nas projeções de crédito e na condução da política monetária no país.

Fale com a Redação