A taxa de crescimento do volume de vendas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul no acumulado de janeiro a novembro de 2024 foi de 6,0%, superando a média nacional, que foi de 5,0% no período. Os dados estão na Carta de Conjuntura de Comércio e Serviços de novembro de 2024, elaborada pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE.
Na análise dos últimos 12 meses anteriores ao período da pesquisa (dezembro de 2023 a novembro de 2024), Mato Grosso do Sul também apresentou um desempenho superior, com crescimento de 5,5% no volume de vendas, enquanto a média nacional foi de 4,6%. Apesar desses resultados positivos, o crescimento anual foi de apenas 2,8%, ficando abaixo da média brasileira de 4,7%. No ranking da região Centro-Oeste, o Estado ficou em 2º lugar na taxa de crescimento do volume de vendas no período.
No caso do comércio varejista ampliado, que inclui segmentos como veículos, motos, materiais de construção e atacado de alimentos, houve retração em Mato Grosso do Sul. O Estado registrou uma variação acumulada de -1,5% no ano, enquanto a média nacional foi de crescimento de 4,4%. No setor de serviços, apesar de um leve crescimento de 0,6% em novembro, Mato Grosso do Sul acumulou queda de -6,4% no ano, em contraste com a média nacional de crescimento de 3,2%.