Mais uma criança precisou de atendimento de urgência em Mato Grosso do Sul devido a uma picada de escorpião. O novo caso aconteceu na cidade de Três Lagoas, no último domingo (15).
Conforme as informações, a criança de 9 anos precisou ser encaminhada para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, que é referência no tratamento do veneno do animal peçonhento.
Ele chegou a sofrer duas paradas cardiorrespiratórias e ser entubado. Nesta terça-feira (17) segue na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), porém, já está respirando sozinho, segundo informou o médico toxicológico Sandro Benites, do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica).
Ao longo destes cinco primeiros meses de 2022, Mato Grosso do Sul já registra duas mortes decorrentes da picada de escorpião. A última foi do menino João Pedro dos Santos Pereira, de sete anos, morador de Cassilândia. De acordo com o Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), foram 1.107 ataques de escorpiões em 118 dias em todo o Estado, média de nove ataques por dia.
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas chegou a emitir alerta para a população sobre o aumento das ocorrências de acidentes em diversos bairros da cidade. Entre as orientações, estão manter quintais e residências limpos, livres de entulhos, além de conservar para evitar a proliferação de baratas, alimento preferido dos animais.